Ele deixou de entregar lanches no Rio para virar estrela de novela da Globo

Publicado em sexta-feira, março 3, 2023 · Comentar 


Alan Oliveira interpreta DJ Cidão em “Vai na Fé”
Imagem: Reprodução/Instagram

Alan Oliveira, 30, carrega bastante representatividade às telinhas. Morador de Pilares, na Zona Norte do Rio, o ator estreou na TV como o DJ Cidão, parceiro musical de Lui Lorenzo, em “Vai na Fé”.

Homem trans e negro, Alan trabalhava como motoboy e entregava lanches nas ruas do Rio de Janeiro até a semana em que começou a preparação da novela de Rosane Svartman em setembro do ano passado.

“Trabalhei de moto até o final, mesmo sabendo que eu já tinha assinado o contrato. Foi uma mudança do cara***, desculpa o palavrão, de 0 a 100. Hoje, uso minha moto para ir ao trabalho. Antes, era todo dia no sol e no calor. Tinha os perigos de cair e ser roubado. Hoje há menos perigo disso acontecer porque uso bem menos.”

Alan chamou atenção da produção global graças aos vídeos bem-humorados que postava do seu dia a dia como motoboy.

“A galera falava: ‘você é muito engraçado, continua postando seu conteúdo, o dia a dia como motoboy’. A produtora viu um vídeo, achou que eu tinha uma desenvoltura e pediu para fazer um teste.”

Mas a relação do carioca com a internet vem de um pouco antes. Ele começou a transição de gênero em dezembro de 2019 e, na época, decidiu criar um perfil novo no Instagram para mostrar o processo “sem pretensão alguma”. Adicionou só amigos e familiares, mas a mudança física chamou atenção de outras pessoas.

“Como fui mudando muito rápido, as pessoas foram compartilhando e começou a viralizar. Era o auge da pandemia, as pessoas estavam em casa, começaram a falar para postar e incentivar outros trans.”.

 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Alanzinho (@alanoliveiraoofc)

Representatividade Além de ser a primeira novela, ele considera “Vai na Fé” especial pela representatividade. Atualmente, ele está focado nas gravações da trama e, por isso, diminuiu a frequência de vídeos nas redes sociais. Fazer uma novela das 7 requer muita dedicação.

Sou preto e trans. É uma minoria dentro da minoria, que a gente não vê. Acredito ser o primeiro. Existem atores trans brancos, mas trans negros, eu busquei e não consegui achar. É um peso muito grande. Dá esperança a outras pessoas que almejam o mesmo que eu.

“Consigo mostrar que dá para chegar lá, com muita fé e trabalho também, porque nada vem de graça para o nosso colo, principalmente para a minoria da minoria. Recebo mensagem nas redes sociais dizendo que sou inspiração, que minha trajetória é fod*. Gosto de estar nesse lugar de referência… Tinha sonho desde moleque de ser ator.”

Alan fala com alegre da experiência que tem sido gravar a novela das 7. Ele diz que o enriquece profissional e pessoalmente. Para ele, duas palavras definem o momento: felicidade e gratidão. Ele encara de peito aberto o desafio de interpretar um DJ.

“Sempre frequentei muita festinha, balada, conheço alguns DJs, mas de longe, nunca participei de nada. Hoje m dia, quando vou a algum evento, eu observo os DJs para fazer uma atuação bem próxima do real. Também assisti filmes na preparação, mas nunca tinha lidado com isso. É 100% novo para mim. É bom ter esse desafio.”

 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Alanzinho (@alanoliveiraoofc)

Orgulho da família

Alan sobe que passou no teste em julho de 2022, mas as gravações começaram apenas em setembro. “Fiquei de julho a setembro numa ansiedade absurda. Como é meu primeiro trabalho, um sonho grande, joguei a ansiedade lá no alto. Não imaginava que seria tão abraçado pela galera como fui. Muito acolhido pelas pessoas do elenco e da produção.”

Foi um período de muita ansiedade para Alan e para a família também. Ele lembra que pediu para a mãe não contar para ninguém enquanto ele não começa a trabalhar nos estúdios Globo, mas não adiantou. A felicidade da mulher que criou os quatro filhos sozinha após a morte do marido era imensa e não cabia só nela.

“Minha mãe é tudo para mim. Quando passei no teste, pedi para evitar falar e não atrair energia negativa, mas ela contou para o bairro inteiro. Fico feliz de ver como ela me abraça e acolhe. Ela faz questão de falar se alguém não me reconhece: ‘meu filho está na novela das 7’. A gente está fazendo compra e ela solta essa. Todo mundo fica feliz na minha família, ainda mais que é sucesso.”

Agora, ele projeta o futuro e revela o desejo de fazer um filme e série após a novela das 7.

“Como a vida sempre foi muito corrida por vir de uma família pobre, não tive condição de fazer curso para me profissionalizar. Vim fazer agora depois que soube que passei no teste. É um sonho antigo realizado… Não quero voltar para a moto. Não por ser um demérito, mas quero evoluir minha carreira e me manter nesse meio. Continuar com a arte.”

Da Redação 
Com SPLASH/Uol 

Comentários