Ator de Vai na Fé: “70% do elenco é preto e não é uma novela de escravos”

Publicado em sexta-feira, março 3, 2023 · Comentar 


O ator Samuel de Assis, 40, vive seu primeiro protagonista na TV após sucessos no streaming. Intérprete de Ben, em “Vai na Fé”, ele dá vida a um advogado bem-sucedido.

Em conversa, ele comemora a presença de atores negros no elenco da trama escrita por Rosane Svartman. Nomes como Sheron Menezzes, Elisa Lucinda, Bella Campos também compõem o elenco.

“É uma novela especial, um elenco imenso de atores pretos. Quase 70% do elenco é preto e não é uma novela de escravos. Isso já é um marco. Atores pretos em lugares não marginalizados. São personagens bem sucedidos, trabalhadores e tipicamente brasileiros.”

“Ser um agente de transformação é o que me deixa mais feliz. A minha expectativa está grande em relação a isso. Acho que a gente nunca teve tanta gente preta em papeis de destaque na novela, na direção e no roteiro. Por isso, acho importante que a gente assista e diga ao mundo: nós merecemos estar aqui, nós temos que estar aqui e nós damos audiência”,

Para ele, atores pretos só eram chamados para fazer personagens marginalizados: bandidos, escravo ou muito pobres. “Eu faço um advogado milionário e extremamente bem-sucedido. A Sheron não faz uma personagem abastada de dinheiro, mas é digna, batalhadora, religiosa. Temos representações de várias religiões”, completa.

Samuel fez teste para protagonistas de três novelas antes de ser chamado para Vai na Fé, incluindo Bom Sucesso — novela escrita por Rosane antes em 2019.

“Fiz teste para protagonistas de outras novelas, mas aconteceu nesta, comigo maduro e pronto para viver isso tudo. Aconteceu no meu melhor momento de vida.” 

No ano passado, fiz teste para uma Malhação que foi extinta, aí o Paulinho virou para mim e falou: ‘foi um prazer te conhecer, não é você o cara desse personagem, mas um dia vamos trabalhar juntos’. Isso foi um julho de 2021. Quando foi em fevereiro de 2022, a produtora de elenco me ligou para fazer o teste do Benjamin e com a Sheron.”

Nos bastidores…

Splash flagrou momento em que Samuel “rouba” um pedaço de bolo de Sheron. Ele conta que esses momentos de descontração acontecem a todo momento nos bastidores da trama e que esse clima bom dá resultado nas telinhas.

Na trama, Ben é casado com Lumiar (Carolina Dieckmann), mas reencontra Sol (Sheron), um amor do passado. Isso promete mexer com o coração do advogado.

“Trabalhar com ambas é incrível. São talentosas e engraçadas. A gente se diverte horrores… A gente tem uma química muito boa. Está sendo especial gravar com as duas… Tô sem dormir há duas semanas. Fico nervoso em casa, mas aqui a gente se diverte tanto, que eu esqueço um pouco, sabe? A gente não vê a hora passar.” 

Protagonista

Nascido em Aracaju, capital de Sergipe, Samuel de Assis começou no teatro no início dos anos 2000. Chegou à TV em “Ciranda de Pedra” (2008), quando fez uma pequena participação na novela das 6. Depois disso, ganhou destaque em produções no streaming, como “3%” (Netflix) e “Rensga Hits” (Globoplay).

“Eu tô ansioso, mas tô com a melhor das expectativas. Eu tô muito seguro do que estou fazendo. Isso é difícil de ouvir da minha boca, mas tô muito feliz de estar fazendo essa novela, com essa representatividade toda”, completa.

Ele propõe ressignificar a imagem do galã de TV. “Ser galã era ser branco, um homem que exalava masculinidade. Isso não serve mais… Ser galã é ser um homem de verdade, com suas fragilidades, amores, certezas, dúvidas, escolhas, consequências… Beleza não define ser galã. Qualquer ser humano pode ser galã. Quem não é galã, é quem é mau-caráter”.

Da Redação 
Com Splash UOL |

Comentários