SUPERAÇÃO: Ex-faxineira se torna professora na escola em que fez limpeza

Publicado em quinta-feira, março 2, 2023 · Comentar 


Foto: Tiago Ghizoni/NSC

Roseli Kusster, de 45 anos, é ex-faxineira em uma escola de São José, na Grande Florianópolis. Atualmente ela cursa o último semestre de pedagogia e leciona na mesma intuição onde antes trabalhava fazendo a limpeza.

A professora Roseli nasceu em Rancho Queimado e passou 32 anos no interior de Santa Catarina. Sua vida mudou quando ela terminou um relacionamento em que estava desde os 16 anos, pois decidiu que deveria mudar de vida.

Ela foi para a capital, Florianópolis, começou a trabalhar como auxiliar de serviços gerais em uma escola e foi incentivada a voltar a estudar. A partir daí, tudo mudou.

Na infância, Roseli estudou até a 4ª série e conta que adorava o ambiente escolar. Ela tem boas memórias da professora, do giz no quadro, da borracha, de tudo. E se lembrou da infância com alegria quando voltou para este ambiente.

“Eu amava a escola, sempre amei. Era apaixonada pela professora, o giz no quadro, a borracha, era um lugar especial”, afirmou em entrevista ao G1.

Os colegas que a ex-faxineira conheceu durante esse período trabalhando na limpeza da escola, a incentivaram a voltar com os estudos.

Ela seguiu os conselhos e se matriculou na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e finalizou o segundo grau. Depois, já com a ideia de iniciar um curso superior, Roseli fez o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e já emendou na faculdade de pedagogia.

Agora, a ex-faxineira está quase formada como professora e atua como auxiliar em uma sala de aula do Centro de Educação Infantil (CEI) Los Angeles, em São José, de educação especial, área pela qual ela é apaixonada.

Mãe de um menino de 10 anos com diagnóstico autista, Roseli tem conhecimento de sobra quando o assunto é esse tipo de trabalho voltado para alunos especiais. “Uma colega disse que eu tinha esse perfil, aí fui para esse lado”, explicou.

O trabalho que tinha antes era tão digno quanto o atual, mas, a professora Roseli está orgulhosa pelos desafios vencidos e por provar a si mesma que é capaz de promover grandes mudanças na própria vida e na de seus alunos. “Sair como auxiliar de serviços gerais e voltar como professora é uma vitória”, enfatizou.

A educação foi a grande responsável por tudo o que Roseli tem atualmente. “A educação mudou tudo ao meu entorno e me incentivou, inspirou. A educação é fundamental para mim. A gente repete muito isso, mas é verdade, muda a nossa vida e sem ela a gente não consegue realizar nossos sonhos”, finalizou.

Da Redação
Com  G1

Comentários