Câmara de Cacimbas tem contas bloqueadas pelo TCE após irregularidades em eleição da Mesa Diretora

Publicado em sexta-feira, janeiro 20, 2023 · Comentar 


O bloqueio implica a total impossibilidade de movimentação da conta por meio de cheque ou qualquer outro documento até que os esclarecimentos sejam sanados.

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) determinou o bloqueio nesta sexta-feira (20) das contas bancárias da Câmara Municipal de Cacimbas, em razão de irregularidades ocorridas quanto ao procedimento destinado à eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores para o biênio 2023/2024.

De acordo com o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Nominando Diniz, as contas ficarão bloqueadas até que as pendências sejam sanadas. No documento assinado por ele, a decisão visa solucionar o envio dos balancetes mensais, inerente ao dever de prestar contas dos gestores públicos, em harmonia à transparência e fidedignidade das informações.

O bloqueio implica a total impossibilidade de movimentação da conta por meio de cheque ou qualquer outro documento hábil, permitida, porém, a realização de depósitos ou transferências para aplicação financeira que preserve o poder aquisitivo dos recursos, evitando assim, que a incerteza e a instabilidade institucional tragam maiores danos ao erário e ao interesse público.

“A documentação apresentada evidencia um lamentável estado de anomalia institucional no legislativo de Cacimbas, seja pela realização de eleição aparentemente antecipada (19/10/2021), seja pela eleição com participação de maioria de vereadores (2011/2022), pois além da incongruência de tais eventos, ainda sobreveio decisão da Justiça Eleitoral que cassou quatro dos parlamentares que – de uma forma ou de outra – participaram dos eventos acima apontados”, diz o parecer da Consultoria Jurídica.

O presidente do TCE-PB encaminhou a decisão à Promotoria de Justiça da Comarca de Teixeira, órgão competente para analisar a situação do termo jurisdicional em Cacimbas. Informou, ainda, que as medidas tendentes ao bloqueio bancário recomendado pelo órgão consultivo desta Corte já foram efetivadas mediante o encaminhamento de ofício à Superintendência Regional do Banco do Brasil (PB) e comunicação dos fatos ao Prefeito de Cacimbas.

Da Redação 
Com ClickPB

Comentários