Rafaela Camaraense afirma que produção de energia limpa e atualização de legislação ambiental serão prioridade

Publicado em quinta-feira, janeiro 19, 2023 · Comentar 


A nova secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Paraíba, Rafaela Camaraense, destacou que terá um grande desafio pela frente, mas afirmou que vai priorizar o incentivo da produção de energia limpa, além da atualização da legislação da área. Ela revelou que recebeu a orientação do governador João Azevedo de desenvolver um trabalho alinhado com o Ministério do Meio Ambiente e que já iniciou contatos com a equipe da ministra Marina Silva.

“Tratar com prioridade os potenciais de energia renováveis como solar e eólica, além do hidrogênio verde, serão nossos objetivos. Nós já temos parques eólicos e condições de crescer com equilíbio”, destacou, acrescentando que também é missão baratear essa produção, para que ela seja mais acessível.

Rafaela pontuou que está elaborando um plano de trabalho que será apresentado ao governador João Azevedo. Como é da área de Direito e já ocupou uma cadeira na Assembleia Legislativa, ela afirmou que também terá a missão de mapear e atualizar a legislação ambiental do Estado. “Isso é fundamental para que a gente cresça de forma sustentável”, afirmou.

Entre as prioridades, estão ainda a proteção do meio ambiente, efetivação do plano estadual de resíduos sólidos, combate à desertificação e a implementação de ações de educação ambiental. “Vamos trabalhar em parceria com outras secretarias para desenvolver projetos que vão beneficiar a nossa Paraíba”, afirmou.

Perfil – Rafaela Camaraense tem 30 anos e é natural de Cuité, no Curimataú Paraibano. Tem formação em Gestão Pública e Direito. Sua trajetória em defesa da Juventude teve início através do movimento estudantil, na faculdade, quando integrou o Diretório Acadêmico de Direito. Rafaela foi a primeira de sua família a candidatar-se a um cargo político, tendo sido eleita vereadora em Cuité no ano de 2012 e reeleita em 2016. Em 2018, candidatou-se a deputada estadual, onde obteve mais de 16 mil votos. Foi secretária executiva da Juventude da Paraíba e ocupou uma das cadeiras na Assembleia Legislativa como deputada estadual. Nas últimas eleições obteve mais de 43 mil votos e ficou como suplente de deputada federal.

Da Redação 
Com Assessoria 

Comentários