Greta Thunberg é detida em protesto na Alemanha

Publicado em terça-feira, janeiro 17, 2023 · Comentar 


Thunberg foi detida quando protestava na mina de carvão a céu aberto de Garzweiler 2, a cerca de 9 quilômetros da cidade de Luetzerath.

A ativista Greta Thunberg foi detida com outros ativistas durante protestos contra a demolição de uma vila perto da cidade de Luetzerath, na Alemanha, nesta terça-feira (17), segundo a polícia do país.

Essa vila está sendo derrubada para as obras expansão de uma mina de carvão mineral a céu aberto. As atividades de mineração deverão ser retomadas nos próximos meses para atender à demanda energética ligada à crise de abastecimento que atingiu a Alemanha após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Ativistas climáticos argumentam que a vila e outras próximas não devem ser demolidas, e o carvão sob elas deve ser deixado no solo. A queima do carvão, eles argumentam, prejudica implicam emissões de gases de efeito estufa.

Thunberg foi detida enquanto protestava na mina de carvão a céu aberto de Garzweiler 2, a cerca de 9 quilômetros da cidade de Luetzerath. Ela se sentou com um grupo de manifestantes perto da borda da mina.

Thunberg, que se juntou aos manifestantes na sexta-feira, foi vista sentada sozinha em um grande ônibus da polícia depois de ter sido detida, disse uma testemunha da Reuters.

Um policial afirmou ao grupo de pessoas detidas que os agentes iriam levar os ativistas para uma verificação de identidade.

A polícia da Alemanha afirmou que Greta fazia parte de um grupo de ativistas que ela foi abordada e carregada pelos policiais para fora de uma região supostamente perigosa. Um dos ativistas chegou a pular na mina, de acordo com a polícia.

Ainda não está claro o que acontecerá com Thunberg ou o grupo com o qual ela foi detida, ou se o ativista que pulou na mina ficou ferido, disse o porta-voz da polícia.

Ela foi então escoltada para os ônibus da polícia.

Da Redação
Com G1

Comentários