terça, 31 de janeiro de 2023
SIGA-NOS

Pesquisa aponta que 75% das pequenas empresas na Paraíba solicitaram novo empréstimo em 2022



Publicado em sábado, janeiro 14, 2023 · Comentar 

Conforme o Sebrae, desse total, 45% conseguiram o recurso; principal motivopara empresários a recorrerem às instituições financeiras foi obter capital de giro

Na Paraíba, em 2022, 75% dos pequenos negócios no estado solicitaram empréstimo novo em bancos. Desse total, 45% conseguiram o recurso. O principal motivo que levou os empresários a recorrerem às instituições financeiras foi obter capital de giro.

As informações estão na pesquisa ‘Financiamento dos Pequenos Negócios no Brasil’, realizada pelo Sebrae.

Para solicitar esse aporte financeiro, segundo a analista do Sebrae/PB, Márcia Timotheo, é preciso uma análise da real situação financeira da empresa, a necessidade de pedir empréstimo, pesquisa de linhas de crédito adequadas, além da capacidade de pagamento da empresa em honrar o compromisso com o banco.

“É importante que as empresas se planejem para solicitar crédito, fazendo um levantamento da real necessidade, tanto para investimento fixo, como para capital de giro. Os nossos consultores, baseado nas informações fornecidas pelo empresário, vão verificar a capacidade de pagamento da empresa para que a pessoa possa honrar o compromisso. Uma boa gestão financeira é fundamental para o sucesso empresarial”, orienta a analista.

A pesquisa do Sebrae revelou que 37% dos pequenos empresários paraibanos não conseguiram empréstimo, em 2022, e, entre os principais motivos apontados estão a falta de garantias reais e a alta taxa de juros. Contudo, se realmente for o momento de investir, Márcia Timotheo lembra que os empreendedores podem recorrer a linhas de crédito específicas para o perfil de cada negócio.

“Se o empreendedor precisa de um empréstimo e não consegue por falta de garantia, existem linhas de financiamento junto a algumas instituições financeiras, tais como Caixa, Cooperativas de Crédito, que podem utilizar o Aval do Sebrae, Fundo de Aval para Micro e Pequenas Empresas, constituído com recursos do Sebrae Nacional e que foi criado para facilitar o acesso às linhas de crédito com instituições conveniadas. Dependendo do porte empresarial do solicitante e da modalidade de financiamento, o fundo pode complementar até 80% das garantias para o crédito solicitado”, lembra a analista.

Da Redação
Com Portal Correio

Comentários


SIGA-NOS

Todos os direitos reservados - Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio

Copyright © 2017 - ExpressoPB - CNPJ: 10.962.007/0001-48