Calendário da ONG Milagre Sertão retrata a beleza viva do Sertão paraibano

Publicado em terça-feira, janeiro 10, 2023 · Comentar 


Ansiosamente aguardado por voluntários e doadores todos os anos, o calendário anual da ONG Milagre Sertão é um dos meios de arrecadar fundos e investir em projetos para atender as necessidades das comunidades. Para este ano, com cores vibrantes e alegres e imagens carregadas de sentimento retratando a beleza viva do Sertão paraibano, foi idealizada uma edição especial do calendário para celebrar os 10 anos do projeto. As imagens são do fotógrafo Gabriel Diniz com arte visual idealizada pelo Batente Estúdio, aos olhos de João Guilherme Cavalcanti. Adquirir uma dessas peças é um gesto de amor e carinho não só para quem vai receber o presente, mas também para todas as famílias apoiadas pela ONG.
Para Marcele Jardim, uma das voluntárias da Milagre Sertão, o calendário é uma forma de agradecer a cada um pela colaboração, que este ano tem um sabor especial: a comemoração dos dez anos de atuação da ONG. ”É um momento de olhar para trás e ver quão longa e linda foi nossa história até aqui, assim como enxergar para onde podemos ir”, destaca.
O calendário já está na sua sexta edição e, para Marcele, é muito especial porque também é uma forma de presentear os parceiros e os assinantes que apoiam o projeto mensalmente. “Para mim, é uma alegria dirigir este projeto já pelo sexto ano e ter — como em edições anteriores — pessoas incríveis envolvidas em todas as etapas”, pontua. A meta, segundo a voluntária, é vender pelo menos 170 unidades.
Fotos — A peça é resultado de um trabalho de meses e todas as imagens foram capturadas em uma ação da ONG em Serra Branca, em maio. “Em agosto iniciamos o processo criativo para podermos entregar este resultado lindo. É uma forma de dizer, muito obrigada a todos que fazem parte deste projeto”, conta Marcele.
“Para mim, participar foi uma alegria muito grande porque o Milagre Sertão é um projeto que admiro, apoio e aposto. Sempre quis participar de uma ação, mas não conseguia devido à agenda de compromissos. Já fiz fotos das camisas da ONG e contribuo há três anos, mas participar de uma ação foi a primeira vez”, conta o fotógrafo, Gabriel Diniz, que revela a complexidade do processo criativo. “Fiz cerca de 3 mil fotos, consegui reduzir para 500, e depois de uma triagem Marcele bateu o martelo — com João que fez o design — para escolher as 12 imagens que integram o calendário”, completa.
Gabriel ressalta que gosta de fotografar a área social porque retrata as pessoas como elas são. “Estão sem máscara, sem filtro, sem pompa. Quando elas estão super alegres, tristes, necessitadas… nas ações consigo captar a alma das pessoas e o que elas realmente precisam, por isso que gosto tanto de fazer esse tipo de trabalho”, pontua.
Arte – Responsável pelo design, João Guilherme Cavalcanti, diretor criativo do Batente Estúdio, conta que é um dos seus princípios trabalhar com quem se acredita. “Foi uma oportunidade muito especial por nos permitir participar da comemoração dos 10 anos da Milagre Sertão e poder acompanhar um pouco mais de perto o trabalho humanitário que o projeto promove”, ressalta.
Para este trabalho específico, João aponta que incorporou ideias e referências dos voluntários, Marcele e Rodrigo, e que sua maior inspiração foi ver a alegria das crianças recebendo afeto por meio das ações solidárias. “Foi esse sentimento de esperança que busquei retratar nas ilustrações criadas. Algo que fosse criado à mão, usando elementos que remetessem à natureza, à solidariedade e amor ao próximo. A interação desses elementos com as fotos de Gabriel Diniz foi como mergulhar no mundo lúdico das crianças beneficiadas pelo projeto”, acrescenta.
Como adquirir – O calendário pode ser adquirido na lojinha do Milagre (veja aqui) no direct do instagram da ONG @lojinhadomilagre ou @milagresertao e também com venda física na @natuejardinaria Natuê Jardinaria na Av. Gov. Antonio da Silva Mariz, 522 – Portal do Sol, João Pessoa – PB
.
Da Redação 
Com Assessoria 
Comentários