segunda, 06 de fevereiro de 2023
SIGA-NOS

Simone Tebet assume o Ministério do Planejamento nesta quinta-feira



Publicado em quinta-feira, janeiro 5, 2023 · Comentar 

Nova ministra ficou em terceiro lugar na corrida presidencial e apoiou Lula no segundo turno. Pasta deve cuidar também do IBGE e do Ipea.

A nova ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB-MS), assume sua respectiva pasta nesta quinta-feira (5), em Brasília. Tebet já assinou o termo de posse no domingo (1º), junto com os demais ministros do governo Lula, e agora terá a cerimônia de transmissão de cargo.

O evento de hoje deve contar com a presença de diversos ministros, entre eles, o da Fazenda, Fernando Haddad.

Terceira colocada na eleição presidencial, Simone Tebet (leia perfil) declarou apoio a Lula no segundo turno da disputa, um dos movimentos que ajudou o petista a derrotar Jair Bolsonaro (PL).

Indicação ao Planejamento

Uma longa negociação precedeu a indicação de Tebet ao Ministério do Planejamento. Inicialmente, Tebet chegou a ser cogitada para o ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, uma área com a qual a senadora dizia ter “afinidade”. A pasta, no entanto, ficou com o senador eleito Wellington Dias (PT-PI).

Lula, então, teve o desafio de encontrar um espaço na Esplanada para a aliada. A solução encontrada, após conversas entre a senadora e a equipe de transição, foi o Ministério do Planejamento.

Devem ficar também sob a alçada do Planejamento o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea).

Da Redação
Com ClickPB

Comentários


SIGA-NOS

Todos os direitos reservados - Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio

Copyright © 2017 - ExpressoPB - CNPJ: 10.962.007/0001-48