Discurso de posse de Lula vai focar em união, reconstrução e pacificação

Publicado em domingo, janeiro 1, 2023 · Comentar 


Objetivo é apresentar o futuro governo como resultante de uma coalizão representativa da diversidade de interesses que compõem o Brasil. Herança negativa de Bolsonaro também vai ser lembrada.

O discurso que Lula (PT) fará na posse neste domingo (1º) vai pregar a unificação, a pacificação e a reconstrução do país, segundo assessores do presidente eleito ouvidos pelo blog.

O texto, que ainda passa por ajustes finais, foi elaborado por José Rezende, escritor responsável pelos discursos do petista durante a campanha.

Lula vai pontuar que o Brasil saiu dividido das eleições de 2022, e que ele governará para todos. Argumentará que é preciso acabar com o ódio e unir o país.

O objetivo, segundo assessores, é apresentar o futuro governo como resultante de uma coalizão ampla, representativa da diversidade de interesses que compõem um país, que não vai recorrer à afronta a outros poderes – um dos métodos usados por Jair Bolsonaro (PL) para manter sua militância mobilizada.

Reconstrução

Lula também vai aproveitar o discurso de posse para reforçar a imagem de que recebe de Bolsonaro uma herança maldita: um governo aos pedaços, em uma situação pior do que era esperada.

Isolamento internacional e desmatamento na Amazônia são alguns dos temas que devem ser tratados.

Da Redação 
Com G1 /por Andréia Sadi

Comentários