Governo Lula terá 11 ministras e baterá recorde da gestão Dilma; veja os números e a lista

Publicado em quinta-feira, dezembro 29, 2022 · Comentar 


Presidente eleito concluiu anúncios nesta quinta; em 2011, Dilma chegou a ter 10 ministras ao mesmo tempo. País teve 38 ministras desde a redemocratização; agora, lista chegará a 48.

Ao concluir o anúncio dos ministros que tomarão posse no próximo domingo (1º), o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se posicionou para bater um recorde: o maior número de mulheres em ministérios da história do país.

Serão 11 ministras, já no primeiro dia de governo:

Dessas, apenas Marina Silva já tinha comandado um ministério – a mesma pasta, de Meio Ambiente, de 2003 a 2008.

“Eu estou feliz porque, nunca antes na história do Brasil, teve tantas mulheres ministras. Nunca antes. E estou feliz porque nunca antes na história do Brasil, tivemos uma indígena ministra dos Povos Indígenas”, disse Lula ao completar os anúncios de ministros nesta quinta.

Até agora, a marca pertencia ao primeiro mandato de Dilma Rousseff (PT, 2011-2014). A gestão Dilma começou com nove ministras e, seis meses depois, chegou a ter dez mulheres simultaneamente nos cargos (veja detalhes abaixo).

Lula também empossou dez ministras – mas entre 2003 e 2010, ao longo de dois mandatos.

O presidente eleito também anunciou nesta quinta que o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal serão presididos por mulheres. Os nomes das presidentes não foram anunciados.

Desde a redemocratização, em 1985, 38 mulheres foram nomeadas ministras de Estado ou secretárias com status de ministras.

Confira, abaixo, as mulheres que já chefiaram ministérios (ou secretarias e órgãos com status ministerial) desde a redemocratização. Os dados compõem os arquivos da Biblioteca da Presidência da República e não levam em conta ministras interinas.

Da Redação 
Com G1

Comentários