Lei reconhece o distrito do Cajá, às margens da BR-230, como Terra da Tapioca, na Paraíba

Publicado em sábado, dezembro 24, 2022 · Comentar 


Distrito da cidade de Caldas Brandão é conhecido tradicionalmente pelos vários estabelecimentos que vendem a tapioca às margens da BR-230, entre João Pessoa e Campina Grande.

Uma lei, publicada no Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE-PB) deste sábado (24), reconheceu o distrito do Cajá, na cidade de Caldas Brandão, como a Terra da Tapioca. A lei, proposta pelo deputado estadual Felipe Leitão (PSD), leva em consideração a tradição da venda do produto culinário em vários estabelecimentos espalhados às margens da BR-230.

“É difícil passar em Cajá e não parar para degustar uma tapioca, dentre tantos sabores e opções de estabelecimento que oferecem essa especialidade culinária. Esse fato fez com que a tapioca se tornasse a principal alternativa de emprego e renda para a localidade”, diz o autor do projeto no texto da justificativa.

Ainda conforme o autor, o primeiro estabelecimento de venda da tapioca no Cajá surgiu há mais de 20 anos, criado por José Firmino Sobrinho, conhecido como Irmão Firmino, que morreu aos 69 anos, em 2018. Ao longo das décadas, outros estabelecimentos se firmaram no local, contribuindo para o desenvolvimento da região e como algo cultural da localidade.

Pela localização do distrito, precisamente na metade do caminho entre as cidades de João Pessoa e Campina Grande, o autor do projeto de lei acredita que o reconhecimento do Cajá como Terra da Tapioca tem o potencial de explorar também o lado turístico da iguaria. “Essa potencialidade pode ser aproveitada e revertida em unidades turísticas, como museus, praças, entre outros”, completa o deputado no texto da justificativa.

Da Redação 
Com G1 PB

Comentários