Alemanha vence Costa Rica, mas volta a cair na fase de grupos da Copa

Publicado em quinta-feira, dezembro 1, 2022 · Comentar 


Em confronto com duas viradas, tetracampeões mundiais repetem roteiro de 2018 e são eliminados junto com rival

Resumão

Foram duas viradas de placar. Momentos dramáticos no Al Bayt. Por alguns minutos, duas seleções campeãs do Mundial tombariam na primeira fase da Copa. A marca negativa, contudo, terminou exclusiva aos alemães. A Alemanha venceu a Costa Rica por 4 a 2, nesta quinta-feira, mas está eliminada na fase de grupos – pela segunda vez seguida – por conta do saldo de gols em relação à Espanha.

  • Como fica

    O Japão – algoz da Alemanha na estreia – se classificou na liderança da chave, enquanto a Espanha ficou com a segunda posição. Com os resultados, Alemanha e Costa Rica foram eliminados. Veja a tabela da Copa do Mundo.

As joias alemãs

Havertz, de 23 anos, e Musiala, de apenas 19, foram os principais nomes da Alemanha no setor ofensivo. O primeiro deixou dois gols, enquanto o segundo tentou, e não conseguiu marcar, mas fez a diferença com chances criadas.

Vargas! Fez viver um sonho

Zagueiro balançou as redes, chegou a deixar a Costa Rica a frente no placar e, por alguns minutos, fez viver o sonho do país classificado às oitavas de final da Copa do Mundo.

  • Müller: a indicação da despedida

    Thomas Müller fez tentativas de finalização, mas não conseguiu balançar as redes pela Alemanha. Após a eliminação, o atacante – e artilheiro histórico da seleção – se disse decepcionado com o desempenho e indicou sua despedida da equipe“Se foi meu último jogo pela Alemanha, eu diria algumas palavras para os fãs. Foi um enorme prazer, agradeço e dou todo meu coração para vocês.”

Primeiro tempo

A Alemanha mostrou-se dominante no primeiro tempo da partida, com expressivas 11 finalizações contra apenas uma da Costa Rica – que tentativa se aproveitar de falhas defensivas para avançar. Precisando da vitória, os alemãs abriram o placar com Gnabry, aos nove minutos. Os costa-riquenhos ainda responderam – ainda que em poucas tentativas – no ataque, mas não conseguiram balançar as redes. Equipes saíram com vitória parcial da Alemanha por 1 a 0.

Segundo tempo

O placar magro do primeiro tempo estava distante de prever o que viria pela frente: uma sequência de viradas que – por mais de uma vez – mudou as seleções classificadas às oitavas de final. A Costa Rica empatou com Tejeda, aos 12 minutos, e virou aos 24, com Vargas. Nesse momento, eliminaria as campeãs Espanha e Alemanha. O sonho, contudo, durou pouco. Aos 27, Havertz empatou pelos alemães. Ampliou aos 39: com 3 a 2. Enquanto torcia por um resultado similar no jogo simultâneo, Füllkrug balançou as redes – em gol posteriormente confirmado pelo VAR – para fazer 4 a 2. Apesar da vitória, a derrota da Espanha para o Japão terminou eliminando a Alemanha – e também a Costa Rica.

Da Redação
Com Ge

Comentários