No estado de São Paulo, nas últimas semanas de outubro, o número de internações no Sistema Único de Saúde (SUS) por conta da doença aumentou 86,5%. Na cidade de São Paulo, de acordo com o Painel Covid-19 da prefeitura, o número de novos casos em outubro foi de 9.097 contra 4.086 em setembro. Levantamento do Instituto Todos pela Saúde (ITpS) mostra um aumento dos testes positivos realizados pelas farmácias do país, de 3% para 17%, ao longo do mês de outubro.

O presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria e diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Renato Kfouri, explica que esse aumento é resultante de algumas variáveis, como o não distanciamento, falta do uso de máscara e tempo decorrido entre a última massa de vacinados e o surgimento de uma variante diferente que escapa da imunidade conferida pelas vacinas.

“Essas novas variantes precisam encontrar uma população vulnerável para que ela se dissemine e é o que está acontecendo. Mesmo com a vacinação ela ainda escapa, mas não há registros de casos graves em vacinados”, pontua Kfouri.

Da Redação
Do IstoéDinheiro