domingo, 27 de novembro de 2022
SIGA-NOS

“Vida real: Só quem luta é que sabe!”, escreve Marcos Sales em uma crônica para o domingo



Publicado em domingo, outubro 30, 2022 · Comentar 

Durante alguns anos de militância politica na capital do estado, muitas vezes era chamado de comunista, mas confesso que nunca de fato assumi ou adotei como filosofia de vida a ideologia ou postura de esquerda. Me considero um ser humano e porque não dizer um agente político, pois acredito que todo ser pensante ele é um agente politico mesmo que de forma inconsciente, comprometido com a vida, a igualdade social, com a empatia.

Por muito tempo, entre 2000/2010, ouvi de companheiros de sintonia de luta a frase “só quem luta é que sabe”, e sempre refletia sobre ela. Nessa época ainda não havia redes sociais, estava surgindo timidamente o tal do orkut e nem todo mundo tinha acesso pela dificuldade de se ter um computador e os telefones eram daqueles “tijolão”, nada a ver com os smartphones da atualidade.

Com a facilidade do acesso a tecnologia e o uso exagerado das redes sociais, passei a compreender perfeitamente aquela frase tão ouvida por mim a 10/15 anos atrás. Seja pelo que se publica pelas redes, seja pelo que se vive na vida real.

Sempre fui muito esquecido das coisas  e após ter sido acometido da Covid esse problema parece ter se agravado e por ironia do destino esqueci na semana passada o aniversário de 13 anos de minha filha caçula. Percebi a indiferença de todos em casa naquele dia.

Eu havia chegado de João Pessoa e não estava entendendo aquele clima frio com a minha presença ali. Foi ai que a “ficha caiu”, como diz o ditado popular. De imediato resgatei a frase “só quem luta é que sabe”.  Eu poderia ter ido na rede social e postado uma foto bem linda nossa em clima de festa para mostrar para as pessoas que o pai perfeito lembrou do aniversário da filha.

Mas, a vida real não comporta perfeições! Casamentos perfeitos nas redes sociais, homens felizes com os colegas no futebol aos domingos, pais, mães e filhos eternamente felizes, realizados e perfeitinhos, só quem luta é que sabe.

Nem tudo o que se vê com as lentes dos olhos é o que realmente se sente na alma e nesse caso específico ocorrido comigo senti o quanto somos cobrados para sermos pais perfeitos e criarmos filhos infalíveis; maridos exemplares e “imbrochaveis” como faz questão de alardear nosso querido Presidente Jair Bolsonaro.

O problema é que na vida real não existe pais perfeitos e filhos infalíveis, muito menos mulheres recatadas e do lar, tão pouco homens potentes o tempo todo.

Na tela do celular você mostra para os outros aquilo que você quer que os outros vejam. A verdade mesmo só quem luta é que sabe! E vale para todos: pobres e ricos, pretos e brancos, insanos e sadios, homens e mulheres!.

 Marcos Sales
Artigo para o ExpressoPB

Comentários


SIGA-NOS

Todos os direitos reservados - Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio

Copyright © 2017 - ExpressoPB - CNPJ: 10.962.007/0001-48