“RESILIÊNCIA: a difícil arte de se reinventar!”, por Aline de Moraes

Publicado em sexta-feira, outubro 28, 2022 · Comentar 


Viver é passar por momentos alegres e tristes, de conquistas e perdas, de saúde e doença, de morte, de estresses, cobranças, dentre outros. Viver dói. E algumas pessoas lidam melhor com isso tudo que outras.

Aquelas pessoas que passam por momentos conturbados, estressantes, traumáticos e são capazes de reinventar sua vida de maneira saudável, damos o nome de pessoa resiliente.

O termo resiliência tem um conceito multidisciplinar, neste artigo vou apropriar o termo e articular usando a psicologia.

A resiliência é um processo dinâmico e não uma característica estável do indivíduo. Implica ações de confronto e superação. É a capacidade do ser humano de dar a volta por cima, de se reorganizar positivamente após um evento traumático (situação adversa), um estresse, uma perda. Para isso vai depender dos recursos internos do indivíduo, como os aspectos externos, por exemplo, as redes de apoio social e afetivo, família e comunidade.

A obtenção de um resultado final favorável, após um evento traumático, é uma questão subjetiva que depende do manejo dos recursos internos, do sentido que damos a adversidade, da rede de apoio social e afetivo.

Para analisar um evento como sendo positivo ou negativo dependerá do momento, do contexto e das interpretações que damos a ele.  O indivíduo resiliente geralmente consegue dar um sentido positivo aos eventos ruins.

A habilidade de vivenciar uma adversidade e transformar-se com ela de forma saudável, de se reinventar e criar novas alternativas pode promover o desenvolvimento da autoestima, sensação de segurança e capacidade de superação.

Ser resiliente não significa eliminar o problema, mas ressignificar e superar de maneira saudável, utilizando-se da criatividade, aprendizado e superação para promover o crescimento.

* Aline Marcela de Moraes, Psicóloga, Técnica em Segurança do Trabalho, Técnica em Administração de Empresa. Psicóloga Clínica em consultório particular desde 2016 – CRP: 06/130716 – Facebook: /ammpsicologa – e-mail: alinemarcela_moraes@hotmail.com – Fone: (14) 99679-2161.
Artigo publicado em 29/05/20218 no Portal Mariliense.com

Comentários