Saúde de Mari promove nesta quarta (19), evento alusivo ao Outubro Rosa

Publicado em terça-feira, outubro 18, 2022 · Comentar 


A secretária de Saúde Emanuelle Chaves abre a campanha anual Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção e detecção precoce do câncer de mama, com o objetivo de conscientizar e convidar mulheres a atualizar exames de mamografia e citologia destacando a importância de adotar medidas preventivas contra o câncer de mama.

“A Campanha Outubro Rosa tem o objetivo de reforçar a importância da prevenção, mas durante o ano inteiro é preciso atenção diária no ato de cuidar e prevenir, adotar estilo de vida saudável, evitando fumar e fazer uso de bebida alcoólica, bem como fazer atividade física e realizar o autoexame rotineiramente para perceber a presença de algum caroço ou textura diferente. É importante o cuidado de se examinar para evitar qualquer tipo de intercorrência” destacou a secretária de saúde de Mari, Emanuelle Chaves,

Mari recebe mais uma vez o atendimento do caminhão da mamografia móvel que estará realizando no largo da Igreja Matriz, de 08h00 às 16h00, 80 exames de mamografia em mulheres de 50 à 69 anos que estarão passando por avaliação, e mulheres acima de 40 anos que se enquadram nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A triagem e encaminhamento para realização do exame são realizados nas unidades de saúde de cada bairro.

Além dos procedimentos médicos, a secretaria de saúde estará promovendo neste evento a realização de procedimentos estéticos, que apesar de não serem cobertos pelo SUS, estarão sendo ofertados pela secretaria de saúde de Mari.

Para participar, as mulheres deverão se dirigir ao posto de saúde do seu bairro, realizar o exame preventivo de mama com a enfermeira, e optar por um procedimento que estará condicionado a um número de inscrição que será sorteado a partir das 14 horas no local do evento. Veja abaixo os procedimentos ofertados no evento.

Por Acyr Lessa

Assessoria de Comunicação – Secretaria Municipal de Saúde de Mari

Comentários