Lula vence em Paris com 77,5% dos votos, segundo resultados extraoficiais

Publicado em domingo, outubro 2, 2022 · Comentar 


Por Paloma Varón e Daniella Franco, via RFI – A contagem de votos em Paris, único local de votação para os eleitores brasileiros na França, terminou um pouco antes das 20 horas pelo horário local (15h em Brasília) neste domingo (2). O candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, venceu com 77,5% dos votos. O presidente Jair Bolsonaro chegou logo depois com 13,7% dos votos.

Os resultados são extraoficiais e devem ser confirmados ainda neste domingo pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No total, em Paris, 7.520 eleitores votaram em Lula e 1.335 em Bolsonaro. Votos nulos e brancos somaram 161 (1,6%).

A vitória de Lula em Paris não foi uma surpresa. Desde antes da abertura do local de votação, no 9° distrito da capital francesa, muitos eleitores vestidos de vermelho faziam a fila. Os simpatizantes de Bolsonaro, que tradicionalmente se vestem de verde e amarelo, eram minoria.

Em 2018, no primeiro turno da eleição presidencial, Ciro Gomes venceu em Paris com 31,11% dos votos e Haddad fica em segundo lugar com 25,8%. No segundo turno, o candidato do PT chegou em primeiro lugar, com 69,45% dos votos. Jair Bolsonaro, na época filiado PSL, ficou com 30,55%.

Mais de três horas de espera

Eleitores brasileiros que moram em Paris e em diversas cidades francesas aguardaram até três horas na fila para poder entrar no Espace La Rochefoucauld, no centro-norte da capital. O local foi alugado pelo Consulado-Geral do Brasil em Paris para receber 22.629 eleitores inscritos neste ano – um aumento de mais de 100% em relação à última eleição.

A espera foi grande e várias ruas do 9° distrito foram bloqueadas pela polícia francesa para que os brasileiros pudessem aguardar em segurança. Durante à tarde, uma forte chuva caiu, mas os eleitores permaneceram na fila.

Antes das 17h do horário local (meio-dia em Brasília), senhas foram distribuídas para a garantia de acolhimento de todos os votantes. Os últimos eleitores votaram por volta das 18h20 de Paris (13h20 em Brasília).

A mesária Clarissa Ilha destacou que, apesar da superlotação do espaço alugado pelo Consulado-Geral do Brasil em Paris, o clima foi positivo. “O que a gente sentiu foi realmente uma felicidade muito grande das pessoas estarem participando, sempre com sorriso, até o último eleitor”, diz.

Da Redação 
Com Brasil 247

Comentários