sexta, 07 de outubro de 2022
SIGA-NOS

90% dos casos de suicídio podem ser evitados por meio de tratamento



Publicado em sexta-feira, setembro 23, 2022 · Comentar 

Depressão, ansiedade e transtorno bipolar estão entre os principais fatores de risco

Foto Ilustrativa/Reprodução

Os números são um alerta: 90% dos casos de suicídio estão associados a um diagnóstico de transtorno mental, sobretudo de depressão, ansiedade e transtorno bipolar, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

“O suicídio é uma questão de saúde pública. É importante observar que diante de sintomas comportamentos psicopatológicos é fundamental buscar profissionais para uma possível intervenção, cujo tratamento envolve medicação e terapias comportamentais, que são indicadas, apenas, por profissionais de saúde mental”, comenta a Dra. Denise Pará Diniz, psicóloga credenciada Omint.

“Se esses transtornos mentais são um fator de risco para o suicídio, fica evidente que é possível diminuir a incidência dos casos com o gerenciamento correto da enfermidade e com ações de prevenção ligadas à saúde emocional”, complementa. Diniz destaca, ainda, que o tratamento deve começar de acordo com a intensidade e a frequência dos sintomas e dos sinais de alerta para o comportamento suicida.

Os caminhos para a prevenção

A psicóloga ressalta que hoje é possível encontrar estratégias e ferramentas para diminuir gatilhos emocionais. “O suicídio pode ser prevenido, desde que haja intervenções de diagnóstico e ações, como: atenção aos sinais de desequilíbrio emocional, acompanhamento psicológico e iniciativas de conscientização, promoção de apoio socioemocional e a limitação de acesso a meios que facilitem a pessoa a tirar a própria vida, como, por exemplo, às armas de fogo”, afirma.

Saúde emocional nas empresas

Há também as chamadas intervenções coletivas, que têm como o objetivo conscientizar e possibilitar tratamento. É possível realizar ações dessa natureza por meio de palestras e programas de saúde emocional. “É muito importante que as empresas, além de oferecer um clima organizacional estável, equilibrado e saudável, proporcionem recursos para que seus colaboradores cuidem da saúde em sua totalidade”, declara Diniz.

Como gestora de saúde há mais de 40 anos, a Omint reconhece a importância da prevenção de transtornos mentais e promove o Programa de Saúde Emocional, com o objetivo de viabilizar ações preventivas e de acompanhamento nas empresas clientes. Em 2021, por exemplo, o nível de estresse daqueles profissionais que participaram do Programa oferecido nas empresas clientes da Omint diminuiu em mais de 40%.
Sobre a Omint

Há mais de 40 anos, a Omint iniciou suas operações no Brasil com o lançamento do primeiro plano de saúde de alto padrão do país. Desde então, é referência absoluta nesse segmento de mercado, mantendo viva a sua vocação de cuidar de pessoas, com o compromisso de proporcionar um serviço médico de máxima qualidade e grande foco na prevenção e promoção da saúde.

Os valores humanos e o rigor com o padrão de excelência elevaram ao mais alto nível o índice de recomendação entre os clientes, gestores de Recursos Humanos e credenciados e tornaram os planos médicos e odontológicos Omint objeto de desejo no pacote de benefícios de executivos e colaboradores das empresas e elevando o tempo médio de permanência de nossos clientes, muito além da média de mercado.

Em 1999, a Omint inaugurou uma clínica odontológica própria para atendimento dos clientes de seus planos e particulares, trazendo para esse segmento uma qualidade até então inédita. Atualmente com duas unidades em São Paulo, a Clínica Odontológica Omint oferece o estado da arte da odontologia, tendo sido a 1ª clínica do Ocidente a conquistar a certificação JCI (Joint Commission International), o mais importante selo de qualidade mundial para instituições de saúde.

Seguindo sua vocação de cuidar de pessoas, em 2015 o Grupo Omint lança a Omint Seguros, replicando no mercado de seguro de pessoas o modelo de excelência construído pelo Grupo no segmento de saúde suplementar. A Omint Seguros comercializa atualmente seguros de vida individual, de vida em grupo e de viagem.

O Grupo Omint faturou R$ 1,8 bilhão em 2021, por meio de crescimento orgânico e sustentável. Nesse mesmo ano, o lançamento da Kipp Saúde, empresa de planos individuais com grande foco em Atenção Primária à Saúde, foi mais um marco na história do Grupo Omint.

Comentários


SIGA-NOS

Todos os direitos reservados - Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio

Copyright © 2017 - ExpressoPB - CNPJ: 10.962.007/0001-48