Polícia descobre detentores da conta fake no instagram “Mari que o povo não ver” e detratados devem acionar a justiça

Publicado em quinta-feira, julho 21, 2022 · Comentar 


A Polícia Civil conseguiu identificar os detentores da conta fake no instagram “Mari que o povo não ver” após ter sido acionada pela Delegacia de Crimes Cibernéticos na capital do estado.

A informação foi prestada pela vereadora Djá Moura, daquele município, na tarde desta quinta-feira (21) em um vídeo publicado em suas redes sociais. Foi ela quem acionou a delegacia após ser alvo, juntamente com sua família, de uma série de ataques nesse perfil fake.

A parlamentar apresentou o relatório policial o qual identificou o senhor João Marcos Fernandes da Silva e Jaqueilma Gloria da Silva.

João Marcos, mais conhecido como Professor João Marcos, foi assessor parlamentar do vereador Neto Martins, mas que após um certo tempo teria se desentendido com o vereador e teria rompido com o mesmo.

Ativista político atuante, João Marcos tem um histórico de forte conflito com as autoridades administrativas do município de Mari. Em janeiro assinou artigo para o blog Folhas do Araçá com distorção da fala da Secretária de Saúde de Mari, Emanuelle Chaves.

Na tentativa de desqualificar politicamente a Secretária, o professor João Marcos, com seu artigo SECRETÁRIA DE SAÚDE LEGITIMA DISCURSO DE MÉDICO NEGACIONISTA ampliou o discurso do médico.

Naquele episódio matéria da Agência ODIA1 já tratava como fake news as distorções feitas pelo professor e apurou junto a suas fontes que o professor João Marcos já foi acionado judicialmente por propagar inverdades contra a secretária e a gestão de saúde de Mari desde o início da pandemia.

Em uma entrevista a uma emissora de rádio de Guarabira em julho do ano passado, o autor do referido artigo, chegou a defender a suspensão da distribuição de remédios psicotrópicos durante o período de pandemia, além de também de defender a suspensão dos serviços odontológicos.

Medidas judiciais

A vereadora Djá Moura anunciou que a partir das provas que contam no inquérito policial está acionando o professor João Marcos na justiça, bem como Jaqueima Glória, parceira de João Marcos na empreitada de “abater” a reputação de seus adversários.

Rede de perfis fake em Mari 

Não é de hoje que a população de Mari vive amedrontada com perfis fake na internet. Uma rede de perfis falsos se espalhou em todas as plataformas: grupos de whatsaap, perfis no facebook, instagram e até twitter.

Os ataques se iniciam devido a questão política, mas adentra a vida pessoal das pessoas, que sem expostas da pior maneira possível com o objetivo de assassinar a reputação de seus alvos.

Uma série de reportagens do ExpressoPB.net conseguiu expor as articulações e estratégias de uma milícia digital e chamar a atenção para os efeitos negativos que a rede de fake news provocaram nos primeiros 4 anos de governo de Antonio Gomes em Mari (2017/2020) com a complacência dos gestores e o medo da população de enfrentar o inimigo invisível: um perfil fake, responsável pelo compartilhamento em outros perfis falsos de mentiras e desinformação.

Reveja as reportagens:

A certeza da impunidade 

Uma das hipóteses para que essa rede de perfis fake ainda continuem atuando em Mari é a certeza da impunidade pelo crime que cometeram e continuam cometendo.

A impunidade serve de incentivo para alguns outros continuarem cometendo  e expondo vidas de pessoas e acarretando prejuízos morais a inocentes.

A vereadora Dja Moura, a partir de sua corajosa ação, tem o dever de ajudar a desbaratinar essa rede de criminosos que atacou e vem atacando a tantos outros que discordam de suas ideologias.

Da Redação do ExpressoPB

Comentários