Zezé Di Camargo repete fake news de Bia Kicis sobre urnas eletrônicas

Publicado em quarta-feira, junho 22, 2022 · Comentar 


O cantor sertanejo Zezé Di Camargo resolveu participar da discussão questionando o sistema eleitoral brasileiro, ao comentar uma publicação da deputada federal Bia Kicis (PL-DF). A parlamentar postou em defesa do voto auditável, o que já é garantido pelo atual processo eleitoral.

Em entrevista à Jovem Pan, Kicis foi questionada sobre os motivos das críticas às urnas eletrônicas. Na postagem que trouxe a pergunta “Qual o problema em pedir transparência eleitoral?”, Kicis atacou a integridade das urnas, que considera “inconstitucionais”. O sertanejo endossou a informação falsa da deputada e questionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Devolve a pergunta para esse jornalista e o TSE, se eles têm problemas com transparência?!! Por que será que o TSE briga tanto pra não deixar auditar as urnas?!!”, escreveu Zezé Di Camargo na publicação.

Zezé Di Camargo repete fake news Bia Kicis urnas eletrônicas

 

As urnas eletrônicas questionadas pelos bolsonaristas contam com cerca de 30 camadas de segurança para garantir a integridade do processo eleitoral. Existem diversos mecanismos de segurança – como o boletim de urna, impresso ao final da votação, e o Registro Digital do Voto, além da participação de partidos e órgãos como a Polícia Federal, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil em momentos críticos do processo. No entanto, o presidente Bolsonaro e sua base seguem questionando a lisura das eleições.

Esta não é a primeira vez que o sertanejo divulga uma informação falsa sobre a urna eletrônica e à implementação do voto impresso, bandeira defendida pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). No ano passado, ele publicou um vídeo no Instagram sobre a pauta.

“Apenas uma meia dúzia de pessoas que vão conferir se a máquina realmente computou seu voto como desejava. É muito estranho as pessoas não quererem isso”, afirmou Zezé Di Camargo, à época.

Da Redação do ExpressoPB
Com Luísa Marzullo, Extra

Comentários