sábado, 20 de agosto de 2022
SIGA-NOS

Saúde recomenda que paraibanos usem máscaras após aumento nos casos de Covid-19 e gripe



Publicado em sexta-feira, junho 10, 2022 · Comentar 

O Colegiado Estadual para Avaliação dos Protocolos Novo Normal Paraíba emitiu, nesta segunda-feira (6), uma nota técnica recomendando que a população volte a usar máscaras e complete os esquemas vacinais de proteção contra os vírus em circulação. A medida acontece após aumento no casos de Covid-19, síndromes gripais e a ocorrência da monkeypox (varíola dos macacos).

A nota recomenda “fortemente” que se complete os esquemas vacinais com as doses de reforço disponibilizadas. Orienta ainda que pessoas com suspeita de Covid ou outros quadros gripais não frequentem locais públicos ou privados, mas busquem atendimento em unidade de saúde, sempre usando máscaras cobrindo corretamente nariz e boca.

Já pessoas que tiveram contato com outras confirmadas com Covid-19 devem utilizar máscaras por dez dias, contados a partir do último encontro.

Além dos casos acima citados, o uso de máscara é recomendado para:

Pessoas do grupo de risco, como imunossuprimidos, com comorbidades, idosos,

principalmente acima de 70 anos e gestantes;Pessoas não vacinadas, ou com vacinação incompleta;Nos estabelecimentos e serviços de saúde como hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios e farmácias, locais estes que possuem maior risco de transmissão do vírus. Tanto por profissionais quanto pelos usuários.

A recomendação ressalta ainda que o combate à pandemia e o aumento de adoecimento por vírus respiratórios requer a adoção de medidas de prevenção, “que devem ser enfrentadas de forma coletiva, e que o esforço para minimizar hospitalizações e óbitos deve ser de forma síncrona da sociedade e das ações do governo”.

Da Redação

 

 

Comentários


SIGA-NOS

Todos os direitos reservados - Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio

Copyright © 2017 - ExpressoPB - CNPJ: 10.962.007/0001-48