quarta, 29 de junho de 2022
SIGA-NOS

Monteiro é primeiro município brasileiro a receber título de Cidade Mundial do Artesanato para Renda Renascença



Publicado em terça-feira, maio 24, 2022 · Comentar 

Monteiro, no Cariri paraibano, foi reconhecida, nesta segunda-feira (23), pela World Crafts Counscil (WCC), como Cidade Mundial do Artesanato para Renda Renascença, se tornando o primeiro município do Brasil a receber o certificado pelo trabalho com a renda renascença, que ganhou notoriedade com a implantação pelo Governo do Estado do Centro de Renda Renascença (Crença), em parceria com a Prefeitura Municipal, e o desfile “Somos Todos Paraíba”, realizado em 2020, inspirado na obra do artista plástico Flávio Tavares e coordenado pelo estilista Ronaldo Fraga.

O reconhecimento foi comemorado pelo governador João Azevêdo que destacou o potencial cultural e econômico do artesanato paraibano. “Esse é o resultado de um trabalho feito a muitas mãos, começando pelas rendeiras do Cariri, que, de geração em geração, transformaram a Renda Renascença em patrimônio. Nós temos feito um grande trabalho de divulgação do artesanato e tudo isso é resultado de uma sequência de ações que o governo e nossos parceiros adotaram e que culminou com essa boa notícia que recebemos hoje, inserindo Monteiro e região dentro desse mapa de referência mundial”, frisou.

Ele também parabenizou todas as pessoas envolvidas com o artesanato paraibano e que contribuíram com mais essa conquista. “Muitas pessoas estão envolvidas nesse processo, a exemplo da primeira-dama Ana Maria Lins, a todos os integrantes do PAP e, principalmente, a todos que produzem a renda renascença que abriu a São Paulo Fashion Week e que também leva Monteiro a ser destaque no mundo nesse segmento”, acrescentou.

A certificação internacional foi concedida após visita de três conselheiros do Uruguai, Espanha e Chile, representantes do Conselho Mundial do Artesanato, ao Cariri. Após encaminhamento de um dossiê estatístico, assinado pelo governador João Azevêdo, pela prefeita Anna Lorena, pela gestora do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Marielza Rodriguez e pelo diretor-técnico Sebrae, Luiz Alberto Amorim, para candidatar Monteiro ao título de cidade brasileira da renda renascença, a delegação se deslocou ao município e foi a responsável por confirmar in loco as informações prestadas no documento e recomendar o título ao Conselho Mundial do Artesanato.

A gestora do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Marielza Rodriguez, comemorou a conquista e parabenizou o governador João Azevêdo, pelas ações realizadas em prol do fortalecimento da renda renascença que contribuíram para essa conquista. “Parabéns ao governador João Azevêdo, que acredita, sonha junto e faz do Artesanato grande. Nossa força realiza o que muitos pensam que seria impossível porque pensamos e realizamos grande. O “pequeno” todo mundo faz, mas as grandes conquistas são para grandes líderes”, disse ela, que ainda parabenizou a prefeita de Monteiro, Anna Lorenna, as rendeiras e o Sebrae, pelo apoio ao arranjo produtivo local.

O Conselho Mundial do Artesanato (WCC AISBL) é uma organização não-governamental, filiada à Unesco e tem como objetivo fomentar a economia por meio de atividades artesanais, com a realização de programas, oficinas, conferências e seminários, com atuação em cinco regiões do mundo, visitando arranjos produtivos vinculados ao artesanato com perspectiva de se tornar referência mundial.

Crença – Localizado em um prédio histórico, no Centro de Monteiro, o Centro de Referência da Renda Renascença e do Artesanato é o estímulo para cerca de 3 mil rendeiras e representa um espaço de capacitação e de comercialização da arte, contemplando também artesãos de Camalaú, Zabelê, São João do Tigre e São Sebastião do Umbuzeiro.

O local conta com toda estrutura e ambientação tanto como loja, quanto laboratório de inovação e tecnologia para o desenvolvimento do artesanato em renda renascença do Cariri.

Leia AQUI mais notícias das cidades.
Siga-nos e compartilhe nossas matérias nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e veja nossos vídeos em nosso canal no Youtube.

Da Redação 
Com Paraiba.Gov.br

Comentários


SIGA-NOS

Todos os direitos reservados - Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio

Copyright © 2017 - ExpressoPB - CNPJ: 10.962.007/0001-48