Chuva intensa provoca transtornos em bairros e no trânsito de João Pessoa

Publicado em segunda-feira, maio 23, 2022 · Comentar 


Nas primeiras 6 horas do último domingo, 22, foram registrados 29,8 milímetros de chuva em João Pessoa. O alerta repassado pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa (Compdec/JP) é de que a previsão era de que nas próximas horas continuasse chovendo.

Até aquele momento, apesar do volume de chuva registrado, nenhuma ocorrência grave foi relatada pelo órgão. Apenas algumas vias ficaram parcialmente alagadas e o muro de uma casa caiu no bairro do Grotão, mas sem vítimas.

Porém, na madrugada desta segunda-feira, 23, fortes chuvas foram registradas na capital paraibana, gerando transtornos no trânsito da cidade: semáforos pararam de funcionar, causando lentidão devido aos congestionamentos das vias urbanas e alguns bairros como Mangabeira e Cristo ficaram sem energia elétrica.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) acompanhou os semáforos que estão apresentando problemas desde as primeiras horas da manhã desta segunda e recomenda que os motoristas evitem freadas bruscas, mantenha distância do veículo da frente, respeite a sinalização e reduza a velocidade.

Quanto à falta de energia dos bairros citados acima, a Energisa informou que os casos isolados continuam sendo tratados pelas equipes normalmente e que no final da manhã desta segunda, a energia já foi restabelecida nos dois bairros.

Até o momento, dois pontos de alagamento foram registrados na cidade: na Rua do Rio, no bairro Cruz das Armas, e na ladeira que liga os bairros de Valentina e Mangabeira, próximo ao 5º Batalhão da Polícia Militar. A Defesa Civil monitora esses casos e envia equipes para manter o controle urbano.

Em caso de ocorrências, a população deve acionar os órgãos por meio dos contatos a seguir: Defesa Civil pelos números 0800-285-9020 ou 98831-6885 e a Semob-JP pelo número 98760-2134 (WhatsApp) e 118 do Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT).

De acordo com a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, essas chuvas mais intensas são muito comuns no período de chuva, principalmente entre os meses de abril e julho. Isso porque, segundo ela, os ventos intensos provocam aglomerado de nuvens (Cumulonimbus), que vêm do Oceano Atlântico em direção à costa.

Nesta segunda-feira, 23, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo de acumulado de chuvas para João Pessoa e mais 13 cidades do Litoral paraibano.

Conforme dados da Defesa Civil, choveu 205,2 milímetros nas últimas 72 horas, em João Pessoa. Em 48 horas, choveu 108,8 milímetros. Já nas últimas 24 horas, o acumulado foi de 97,6 milímetros.

Da redação/ Com Paraíba Online

Comentários