segunda, 27 de junho de 2022
SIGA-NOS

Massa de ar frio que afeta vários estados não alcança a PB, mas ‘bordas’ do fenômeno podem alterar tempo



Publicado em quarta-feira, maio 18, 2022 · Comentar 

A massa de ar frio histórica que alcança parte do Brasil não deve chegar à Paraíba, segundo informado pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). Possíveis alterações meteorológicas que venham a ocorrer no estado seriam resultantes de resquícios das bordas do fenômeno.

Conforme a Aesa, como estamos no outono, as temperaturas já estão mais amenas e se houver alguma mudança até o fim de semana, seria uma redução de até dois graus nas temperaturas mínimas previstas, provocada por esses resquícios. Também poderão ocorrer nebulosidade e chuvas em algumas partes do estado.

Ainda de acordo com a Agência, a onda de frio não tem força para chegar à Paraíba porque o estado está posicionado na faixa tropical, onde as temperaturas naturalmente são mais altas.

Geada no Sul e queda de temperatura em vários estados

A onda de frio histórica está atingindo estados do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte do Brasil desde o começo desta semana.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno continuará atuando no Centro-sul do Brasil nos próximos dias. Já houve formação de geada em grande parte do Paraná, incluindo a capital Curitiba e a região metropolitana, além do sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo.

As temperaturas registram quedas mais acentuadas em áreas das regiões Centro-Oeste e Sudeste, mas podem atingir o sul da região Amazônica.

No Nordeste, algumas alterações mais significativas no tempo poderão ser percebidas na parte sul da região. Em Pernambuco, a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) informou que o estado deverá registrar chuvas e diminuição de até cinco graus nas temperaturas.

“Em Pernambuco, essa massa chega não com características de massa de ar polar. O frio que deve avançar nas bordas dessa massa é a causa da instabilidade na região e aumento da nebulosidade”, afirma a meteorologista da Apac, Aparecida Fernandes.

Da Redação
Com Portal Correio

Comentários


SIGA-NOS

Todos os direitos reservados - Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio

Copyright © 2017 - ExpressoPB - CNPJ: 10.962.007/0001-48