Célia Melo: “Mesmo quando a idade chega, as memórias inspiram…”

Publicado em terça-feira, março 1, 2022 · Comentar 


 

Hoje acometida de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) quem ver aquela senhora sentada em uma cadeira de balanço na varanda de sua casa, nem imagina a imponente história de Célia Melo. Mulher forte, empoderada que tem como essência a sororidade. Parece coisa do destino, mas Célia é tão feminina que sua prole é toda feminina.

Mãe de cinco filhas, Dona Célia fez história no passada e serve de inspiração no presente para quem a conhece. Foi prefeita de Sobrado, por dois mandatos, mas pouca gente sabe que ela também já foi vereadora na cidade de Sapé, representando o então distrito que anos depois tornou-se cidade para ser governado por ela. Enfrentando os desafios, Célia Melo consegue mostrar que idade não é obstáculo para ninguém.

Para ser prefeita, Dona Célia encarou dois desafios: o fato de ser mulher, o que já lhe impunha desafios e o fato de já está na casa dos 50 anos de idade, o que não foi o suficiente para intimidá-la.

Eleita prefeita em 2004, Célia conduziu o município de Sobrado o colocando em uma das melhores da região em IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), implementou um arrojado programa de habitação popular, transformou a sede do município em um canteiro de obras, dando a possiblidade das pessoas morarem na cidade, já que a maioria da população de Sobrado reside na zona rural.

Célia implantou o maior programa de abastecimento de água do município, atendendo centenas de famílias com água encanada em todas as comunidades rurais, matando a sede do homem do campo que também recebeu condições de trabalho com corte de terra, sementes para plantar, dentre outras ações.

Durante oito anos, Célia implantou ações de valorização da mulher, seja na ocupação de cargos em sua gestão, seja pelas políticas públicas voltadas a mulher.

Célia, plantou amor, carinho e dedicação junto ao povo de Sobrado, tanto que até hoje é lembrada e celebrada até pelos poucos adversários políticos. 

Publicado – Edição 68
REVISTA EXPRESSO/Março 2022

Comentários