PT tenta articular encontro de Lula com Joe Biden nos Estados Unidos

Publicado em quinta-feira, novembro 25, 2021 · Comentar 


Enquanto o ex-juiz Sergio Moro busca meios de não sair das manchetes e o PSDB tenta escolher um pré-candidato ao Palácio do Planalto sem rachar o partido, o ex-presidente Lula e o PT já planejam a agenda para 2022.

Após um tour pela Europa nos últimos dias, a próxima viagem internacional do petista será para os Estados Unidos, no primeiro trimestre. O PT tenta, inclusive, articular um encontro entre Lula e o presidente americano, Joe Biden.

Segundo caciques do partido, até agora, já é quase certo que o ex-presidente brasileiro será recebido pela cúpula do partido Democrata, ao qual Biden é filiado.

Mas a expectativa é que o próprio chefe da Casa Branca possa repetir a atitude de Emmanuel Macron, que recebeu Lula com honras de chefe de Estado, durante passagem do petista por Paris, na semana passada.

A avaliação no PT é de que o encontro com Biden renderia até mais do que o com Macron. E seria mais uma contraposição a política externa defendida por Jair Bolsonaro, principal adversário de Lula em 2022.

Em sua viagem à Europa nas duas últimas semanas, Lula também esteve com Olaf Scholz, novo chanceler alemão que sucederá Angela Merkel.

Assim como Macron, Biden foi atacado por Jair Bolsonaro, que fez campanha aberta pela reeleição de Donald Trump e ainda questionou publicamente a lisura do resultado das eleições nos EUA.

Da redação/ Com Metrópoles

Comentários