Escassez de chuvas já causa colapso no abastecimento de água em 13 cidades na Paraíba, aponta Cagepa

Publicado em quarta-feira, setembro 8, 2021 · Comentar 


Pelo menos 13 cidades da Paraíba estão com colapso no abastecimento de água por conta da escassez das chuvas, conforme balanço divulgado pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), na última segunda-feira (06). A informação foi confirmada pelo gerente regional do Compartimento do Brejo, Edson Almeida.

Ele disse que o período chuvoso deste ano foi fraco, impactando de forma severa a região composta pelos seguintes municípios: Bananeiras, Solânea, Pirpirituba, Sertãozinho, Duas Estradas, Serra da Raiz, Lagoa de Dentro, Araruna, Cacimba de Dentro, Damião, Tacima, Dona Inês e Riachão.

“A gente está passando por um crise hídrica nunca vista. Introduzimos um racionamento rigoroso desde o mês janeiro para aguardar o período de chuvas, entre maio e agosto, só que ele não veio e não houve nenhuma contribuição ao manancial que abastece essas cidades”, disse.

Para minimizar o impacto do colapso, a Cagepa, por meio do Governo do Estado, está fornecendo carro-pipa e distribuição de caixas d’água para as prefeituras, além da disponibilização da coleta de água em pontos de distribuição da própria empresa.

GOVERNO ESTÁ ATENTO

Por conta desse desse cenário, o governador João Azevêdo anunciou, nesta quarta-feira (08) uma série de medidas em benefício da região do Brejo paraibano, a exemplo da distribuição de caixas d’água, perfuração de poços e instalação de bombas, além da construção de uma adutora em caráter emergencial.

O regime de chuvas no Brejo era mais regular, mas, infelizmente, isso não está ocorrendo por conta das mudanças climáticas”, complementando que “estamos com um conjunto de obras de curto, médio e longo prazos”, disse.

Pontuou ainda sobre a adutora “Nós traremos para o Brejo uma adutora que sairá de Campina Grande até Esperança e Remígio, levando até a estação de tratamento de Camará, trazendo água do São Francisco para a região”.

E arrematou: “Estamos atentos e tomando as providências”.

Da redação/ Com PB Agora

Comentários