Paraíba registra aumento de 331 dos casos de chikungunya no mês de julho

Publicado em segunda-feira, agosto 2, 2021 · Comentar 


Em meio a pandemia da Covid-19, a Paraíba teve um aumento de 331% de chikungunya no mês de julho em relação a 2020, conforme aponta o boletim epidemiológico das arboviroses do período de janeiro a 24 de julho de 2021.

Ao todo, a Paraíba, registrou 6.982 casos prováveis de dengue, 4.413 de chikungunya e 718 da doença aguda pelo vírus zika. De acordo com Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde, houve um aumento significativo em relação ao mesmo período do ano passado.

Só neste mês de julho, foram 2,3 mil novos casos prováveis de dengue, 1,7 mil de chikungunya e 100% de acréscimo nos casos de zika, em relação ao boletim anterior. Se comparar com o mesmo período do ano de 2020, houve um aumento de 53% nas notificações de dengue; 331% de chikungunya e, para os casos prováveis de zika, houve um aumento de 239%.

Foram oito registros de óbitos suspeitos por arboviroses, nos municípios do Conde (1), João Pessoa (5), Sapé (1), e Patos (1), sendo quatro descartados e dois confirmados para dengue, em João Pessoa e Patos. Dois continuam em investigação. No mesmo período de 2020, houve um óbito confirmado por dengue, em Sapé, e dois casos confirmados por chikungunya, em João Pessoa.

No boletim, constam ainda várias recomendações, sendo algumas, por conta do período de elevadas temperaturas e intermitência de chuvas.

Da redação/ Com PB Agora

Comentários