Entra em vigor novas bandeiras do Plano Novo Normal na Paraíba

Publicado em segunda-feira, julho 12, 2021 · Comentar 


Entra em vigor nesta segunda-feira (12), as novas bandeiras da 29ª avaliação do Plano Novo Normal, divulgada no último final de semana. Pela primeira vez desde o início da pandemia, a Paraíba apresentou uma melhora significativa nos índices e nenhum município ficou na bandeira vermelha.

A nova avaliação que mede a taxa de transmissibilidade do novo coronavírus, mostra que a Paraíba voltou a ter predominância da bandeira amarela, Dos 223 municípios, apenas 5 estão em bandeira laranja e 218 estão em bandeira amarela. O Litoral e a imensa maioria do Sertão estão na bandeira amarela. Entre as cidades que mudaram da bandeira laranja para a amarela, estão Campina Grande e João Pessoa.

Segundo o relatório, estão em bandeira laranja as cidades de Santa Inês, São José do Bonfim, Cacimba de Areia, Santa Terezinha e São José dos Cordeiros. Na última avaliação, de 26 de junho, 153 cidades estavam na bandeira laranja, 62 na bandeira amarela, 8 na bandeira vermelha e nenhum município estava na bandeira verde. Apesar desta situação das novas bandeiras favoráveis, o estado segue sem nenhuma cidade na bandeira verde.

O Plano Novo Normal é a matriz de orientação do estado para o funcionamento das atividades econômicas, indicando quais segmentos devem funcionar. Os dados da nova avaliação devem ser refletidos nos próximos decretos do Estado e municípios, que vão trazer medidas mais flexíveis com abertura da economia em diversos setores.

Dois fatores favoráveis contribuíram para a mudança no cenário epidemiológico: o avanço da vacina e os decretos com medidas restritivas em prevenção ao vírus. O Estado já aplicou mais de 2 milhões de doses do imunizante – entre 1ª e 2ª doses, o que contribuiu para a redução dos índices de contaminação do vírus.

Da redação/ Com SL e PB Agora

Comentários