Exclusivo: Cerca de 5 doses da AstraZeneca vencidas foram aplicadas em Sertãozinho (PB)

Publicado em sexta-feira, julho 2, 2021 · Comentar 


Cerca de 5 doses vencidas da vacina da AstraZeneca, feita em parceria com a Universidade Oxford e produzida no Brasil pela Fiocruz, foram aplicadas em cidadãos sertãozinhenses.

A aplicação da dose vencida compromete a imunização da pessoa. Segundo a matéria da Folha de São Paulo, 1.532 municípios do país usaram os imunizantes vencidos de oito lotes até 19 de junho.

A cidade de Sertãozinho, localizada no interior do brejo paraibano, aparece com 5 pessoas vacinadas com primeira dose da AstraZeneca fora da validade.

Também estão na lista a cidade de Itapororoca (4), Caiçara (1), Jacaraú (1) e Araçagi (1). Outras cidades aplicaram menos de 100 vacinas vencidas, e em algumas não passou de dez doses.

Vale lembrar que a validade das vacinas depende de como ela é produzida, de acordo com a tecnologia e insumos utilizados. O Expresso PB.net contatou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que ainda não retornou à reportagem.

O que fazer?

O documento de operacionalização da vacinação no Brasil diz que indivíduos que tomaram doses vencidas devem ser notificados para que saibam do erro de imunização através do e-SUS Notifica e devem ser acompanhados em relação ao desenvolvimento de eventos adversos.

“A dose não deverá ser considerada válida, sendo recomendada a revacinação destes indivíduos com um intervalo de 28 dias da dose administrada”, diz o documento do Ministério da Saúde.

Confira os locais onde as vacinas foram aplicadas:

Da redação 

Expresso PB 

Comentários