segunda, 02 de agosto de 2021
SIGA-NOS

Ar frio mantém temperaturas baixas e chances de geadas no Sul; sem chuva, parte do país em alerta para umidade relativa do ar



Publicado em quinta-feira, junho 17, 2021 · Comentar 

De acordo com as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a quinta-feira (17) será mais um dia de tempo estável e temperaturas amenas em boa parte do Brasil.

A massa de origem polar, em atuação no Sul do Brasil, ganhou intensidade nas últimas horas e o dia amanheceu com mínimas entre 0ºC e 1.9ºC no extremo sul do Rio Grande do Sul. Segundo Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, os modelos mantêm a chance de geada com intensidade fraca em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná.

De acordo com o modelo de previsão de temperatura do Inmet, nas próximas 24 horas, as mínimas no Rio Grande do Sul devem ficar entre 4ºC e 6ºC. As mesmas temperaturas são esperadas para Santa Catarina e sul do Paraná.

As temperaturas também continuam mais baixa em boa parte do Brasil Central. No Sudeste, as mínimas mais baixas são esperadas para Minas Gerais, com chance de geada com intensidade fraca na região de Monte Verde. De acordo com dados do Inmet, a área registrou pontos de geadas fracas na última madrugada.

Em relação à temperatura, o modelo prevê mínimas entre 8 e 12 graus nas próximas 24 horas. No Mato Grosso do Sul, a massa de ar frio também derruba as temperaturas, com mínimas previstas entre 14 e 18 graus no período.

Veja o mapa de previsão de temperatura para os próximos dias:

Temperaturas - Inmet - 170621
Fonte: Inmet

Consequência da falta de chuva, condição característica da estação, parte do país ficam em estado de alerta para umidade relativa do ar abaixo do ideal. O Inmet emitiu alerta amarelo, válido até as 18h de amanhã, para parte do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Piauí e áreas do Nordeste. “Umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Baixo risco de incêndios florestais e à saúde”, afirma a publicação oficial.

Os modelos seguem indicando que no final de semana as condições do tempo devem mudar na região Sul. De acordo com o Cosmo, no sábado (19), um novo sistema vai favorecer a formação de nuvens carregadas nos três estados. As demais áreas do país devem continuar com tempo estável.

Em relação aos volumes, Santa Catarina e Rio Grande do Sul devem registrar os maiores acumulados, com precipitação prevista entre 20mm e 40mm. No Paraná, a tendência é de chuva apenas no extremo sul do estado. A meteorologista destaca mais uma vez que o sistema passa rápido pela região, sem força para avançar para as demais áreas do país.

Veja o mapa de previsão de precipitação nos próximos dias:

Cosmo - Inmet - 170621
Fonte: Inmet

A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta quinta-feira pela Administração Atmosférica e Oceânica (NOAA) também mantém a possibilidade de chuvas apenas para o Sul do Brasil nos próximos dias.

No período entre 17 e 25 de junho, o NOAA prevê chuvas entre 60mm e 90mm nos três estados, com destaque para áreas do Paraná e Santa Catarina que devem receber os maiores volumes.

Já entre os dias 25 de junho e 3 de julho, o NOAA reduz as chances de chuvas para Santa Catarina e Paraná, mas mantém para o Rio Grande do Sul – com previsão de precipitação entre 25mm e 40mm no período.

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:

NOAA - 170621
Fonte: NOAA

Por: Virgínia Alves
Da redação/ Com Notícias Agrícolas
Comentários


SIGA-NOS

Todos os direitos reservados - Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio

Copyright © 2017 - ExpressoPB - CNPJ: 10.962.007/0001-48