Frango assado vestido de bacon

Publicado em domingo, abril 18, 2021 · Comentar 


Quem passa o dia em frente ao computador conectado à internet, geralmente enfrenta uma enxurrada cotidiana de imagens. Às vezes clicamos, vemos, fechamos e esquecemos. Outras demandam alguma atenção que dura apenas o tempo da contemplação. Mas algumas nos capturam e nos fazem perseguí-las fora das telas, em suas mais diversas nuances: pode ser uma paisagem, uma peça de roupa, o convite de uma exposição… ou um frango assado com bacon!

Eu o vi pela primeira vez numa foto da Ana Franco, enrolado feito uma ave-múmia. Adorei a idéia, fui em busca de receitas e achei uma outra imagem, dessa vez com bacon trançado. A cara estava tão linda e o sabor do bacon parecia tão promissor que apostei num tempero básico e logo levei o meu próprio frango vestido de bacon ao forno.

Cortei uma cebola e uma cenoura em rodelas grossas e um tomate em quatro pedaços e dispus num tabuleiro untado com um fio de azeiteRetirei a pele de um franguinho de 1,3 kg e coloquei na cavidade uma cenoura cortada em pedaços e um maço de tomilho fresco.

Frango assado vestido de bacon

Enrolei uma fatia de bacon em uma coxa e repeti o processo na outra. Dividi uma fatia ao meio e enrolei cada metade numa asa. As outras fatias trancei sobre uma bancada para que ficassem com esse aspecto quadriculado. Com cuidado retirei essa trama da bancada e a coloquei sobre o peito do frango, acertei nas laterais e na região do pescoço, pendi as asas ao corpo com um palito de dente e levei ao forno baixo coberto com papel laminado.

Frango assado vestido de bacon

Quando a carne ficou macia, umas duas horas depois, provei o caldo que havia se formado no fundo, acrescentei um pouco de sal (que faltava para o meu gosto), reguei o frango assado com esse líquido e retirei o papel laminado para o bacon dourar e ficar crocante. Assim que julguei no ponto, retirei do forno, escorri para o tabuleiro o caldo que havia na cavidade e deixei o frango assado descansar. Amassei a cenoura, a cebola e o tomate que ficaram no tabuleiro, levei ao fogo baixo até formar um molho e servi com o frango, arroz branco e farofa.

Frango assado vestido de bacon

Da redação/ Com DigaMaria.com

Comentários