Chuva moderada no Nordeste e volta a chover no Sul do BR

Publicado em segunda-feira, abril 5, 2021 · Comentar 


Nebulosidade sobre o Brasil

Uma frente fria que se afasta cada vez mais em alto mar, na altura do litoral sul da Bahia. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ajuda a espalhar nuvens carregadas sobre o extremo norte do Brasil, entre a costa do Maranhão até o Amapá.

A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera, associada à alta disponibilidade de calor e de umidade no ar, forma muitas nuvens carregadas, sobre o Norte, parte do Nordeste e do Centro-Oeste.

Uma mudança na circulação de ventos entre o Brasil, o Paraguai e a Argentina estimula a formação de nuvens carregadas sobre a Região Sul.

Previsão do tempo para 5/4/2021 – segunda-feira

Há condições de chuva hoje sobre a maioria das áreas do Brasil. Depois de um fim de semana seco, volta a chover na Região Sul

Segunda-feira com tempo firme e sem previsão de chuva sobre o centro e o noroeste da Bahia, incluindo a região de Barreiras.

Nas demais áreas do Nordeste e em toda a Região Norte, ocorrem pancadas de chuva e períodos com sol no decorrer do dia. Muitas destas pancadas podem vir com raios.

sol predomina nesta segunda-feira sobre o centro-leste de Mato Grosso do Sul, sobre quase todas as áreas de São Paulo, no centro-norte do Paraná e no centro-sul de Minas Gerais. Não há previsão de chuva para as capitais Campo Grande, Belo Horizonte e São Paulo.

Chove com moderada intensidade no litoral e no sul de São Paulo. O sol aparece, mas pode chover a qualquer hora no estado do Rio de Janeiro, no Vale do Rio Doce (MG) e no estado do Espírito Santo. O centro-norte e o oeste de Minas Gerais têm sol, calor e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite.

O litoral do Paraná tem chuva moderada. Na região de Curitiba, no Vale do Itajaí e no litoral de Santa Catarina o sol aparece e chove a qualquer hora.

Dia com sol e sem chuva na Grande Porto Alegre, no litoral norte e na serra gaúcha, no sul e na serra catarinense. As demais áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e o sul e oeste do Paraná terão aumento de nebulosidade no decorrer do dia e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Há risco de chuva já pela manhã na região de Foz do Iguaçu (PR) e no oeste do Rio Grande do Sul.

Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e o norte, oeste e sul de Mato Grosso do Sul têm períodos com sol e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite.

O ar frio de origem polar que deixou o fim de semana com baixas temperaturas à noite no Sul e em parte do Sudeste já enfraqueceu e a tendência é de aquecimento. A tarde de segunda-feira com predomínio de calor no Brasil.

Alertas meteorológicos para hoje

Fica em alerta áreas do litoral de Sergipe, incluindo a capital Aracaju, onde há risco de chuva moderada e frequente.

Alerta de temporais, ainda que de forma isolada, no leste de Goiás, no Distrito Federal e no noroeste de Minas Gerais.

Há risco de temporais sobre o centro, oeste e sul do Amazonas, no Acre e em Roraima.

Atenção para chuva moderada a forte e com raios nas demais áreas da Região Norte, no interior do Maranhão, no centro-norte do Piauí e no oeste dos estados da Região Sul.

Atenção para a chuva moderada no litoral do Maranhão e do Piauí, no Ceará, no Rio Grande do Norte, na Paraíba, em Pernambuco e em Alagoas.

Da redação/ Com Portal Terra

Comentários