Opinião – Altamir: De combativo estudante a destemido vereador

Publicado em segunda-feira, março 22, 2021 · Comentar 


Sou fã das pessoas destemidas, determinadas… Quando bati os olhos no “galego” de Itapororoca não tive dúvidas de que estava de frente com alguém que caminhava para construir um futuro promissor. Era abril de 2003, nos preparávamos para o CONEG da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) em São Paulo – o CONEG é um conselho de entidades estudantis municipais e estaduais que se reúne meses antes do congresso da entidade. Altamir nos foi indicado pelo então deputado estadual Rodrigo Soares (PT).

O petista nos avisou que em Itapororoca tinha uma entidade de estudantes, que o presidente era seu aliado e em tom de brincadeira avisou para não tentarmos cooptá-lo, já que éramos da UJS/PCdoB, rimos e pegamos estrada ao encontro dele.

Decerto, não tinha como cooptar Altamir, por mais que quiséssemos! O cara era decidido, desde o primeiro contato, tinha, como tem até hoje firmeza de projeto e certamente já lá, naquele tempo, sabia perfeitamente para onde estava caminhando.

Fico orgulhoso todas as vezes que leio na imprensa algo sobre ele [soube que pretende disputar a presidência da câmara no próximo biênio]; feliz por ver que meu amigo de luta estudantil está ocupando um espaço político que geralmente é dos jovens herdeiros de famílias tradicionais, com sobrenome importante. Com certeza, Itapororoca já testemunhou algum “playboyzinho” ou “patricinha” ocupando esses espaços na política, não pelos ideais que deveria representar, mas pelo grau de parentesco ou estatura econômica da família.

Como é extremamente satisfatório ver um filho do povo, como Altamir o é, dividir em pé de igualdade os espaços importantes na sociedade com a “elitizada” política do lugar. Ser ouvido por setores da mídia que costuma também elitizar os espaços de comunicação.

A sensação que se tem é que Altamir conseguiu quebrar uma barreira, furar um bloqueio imposto justamente pelo poder político e financeiro e que poucos nas condições dele conseguiriam ultrapassar. Sua história vitoriosa nos remete a celebre frase do então treinador da seleção brasileira de futebol, o Zagalo: “vocês vão ter que me engolir!”. Avante Altamir, avante… pois o futuro ainda lhe trará muitas boas surpresas. E aqui estamos nós torcendo por isso.

Por Marcos Sales 
Para o ExpressoPB.net 

Comentários