Cidade da Paraíba é “dominada” há quase 20 anos por mulheres

Publicado em sábado, março 20, 2021 · Comentar 


Enquanto na cidade de Duas Estradas, na região do brejo paraibano, a cidade é administrada por mulheres, na condição de prefeita, vice e de 70% de secretárias, conforme matéria publicada no site Maispb, outra cidade da Paraíba também apresenta protagonismo feminino ao ter por quase 20 anos seus destinos geridos por mulheres.

O site Polêmica Paraíba viajou ao município de Monteiro, considerado a capital do Cariri Paraibano, para mostrar que a representatividade da mulher tem se mostrado predominante, politicamente há quase 20 anos. Desde o ano de 2004 a cidade vem sendo administrada por mulheres.

O trabalho de pesquisa da jornalista Adriany Santos conseguiu apurar que no ano de 2004, a médica Lourdinha Aragão foi eleita prefeita de Monteiro pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Natural de Monteiro, a médica já trabalhou em maternidades e hospitais, e também foi Secretária de Saúde Municipal na gestão de Carlos Batinga. Lourdinha tentou reeleição nas eleições de 2008, e recebeu 45,25% dos votos válidos, perdendo para a então delegada, Edna Henrique.

Nas eleições municipais de 2008, a viúva do deputado João Henrique, Edna Henrique (DEM), foi eleita prefeita com 54,09% dos votos válidos. Formada em Direito e delegada de polícia de Monteiro desde os 18 anos, a atual deputada federal, é natural do estado da Bahia e reside na Paraíba desde os dois anos de idade. Edna Henrique foi reeleita prefeita de Monteiro em 2012 e exerceu um novo mandato por mais quatro anos.

Em 2016, Anna Lorena (PL), participou de uma disputa entre mulheres e foi eleita pela primeira vez como prefeita de Monteiro. A advogada é filha do ex-prefeito de Monteiro, Francisco de Assis Neves Nóbrega e neta do ex-deputado estadual José Leite de Sousa. A jovem ocupou o cargo de prefeita durante quatro anos e conseguiu se reeleger no pleito das Eleições 2020.

Da Redação 
Do ExpressoPB

Comentários