Anvisa aprova uso emergencial das vacinas Oxford e CoronaVac

Publicado em domingo, janeiro 17, 2021 · Comentar 


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta domingo (17), o uso emergencial das vacinas de Oxford e CoronaVac contra a covid-19. Os pedidos de autorização para uso em caráter emergencial foram feitos pelo Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), parceira do consórcio Astrazeneca/Oxford.

No total, três áreas da agência fizeram exame da documentação apresentada: a de registro de medicamentos, a de boas práticas de fabricação e a de farmacovigilância de medicamentos. Cada setor elaborou um parecer, que serviu como subsídio para a análise e decisão da diretoria colegiada, formada por cinco diretores.

VOTOS DOS DIRETORES

A primeira a votar foi a diretora e relatora das solicitações, Meiruze Souza Freitas. Ela votou a favor do uso emergencial das vacinas.

O segundo a votar foi o diretor Romison Mota, que acompanhou a relatora e se colocou a favor do uso emergencial dos imunizantes.

O diretor Alex Campos foi o terceiro a votar e também votou a favor. Com o terceiro voto favorável, a Anvisa autorizou o uso emergencial das vacinas de Oxford e Coronavac. No entanto, dois diretores ainda faltam votar.

A perspectiva apresentada pelos representantes do Ministério da Saúde é de que o processo de vacinação possa começar no dia 20 ou 21 de janeiro.

Da Redação 
Com Agência Brasil 

Comentários