Prefeitura de Duas Estradas promove campanha Janeiro Branco sobre saúde mental nas UBS´s

Publicado em quinta-feira, janeiro 14, 2021 · Comentar 


Através da Secretaria Municipal de Saúde, acontece neste mês a campanha Janeiro Branco, que é dedicada especialmente à reflexão sobre a saúde mental. Em Duas Estradas, mesmo com os atendimentos mais restritos devido ao momento, a Secretária de Saúde, Geveralda Farias, destaca a importância de se falar sobre o assunto, não só da saúde mental de cada indivíduo, mas, também, do coletivo.

A campanha Janeiro Branco é um movimento promovido há oito anos por pessoas e instituições, inclusive, o Ministério da Saúde. O mês de janeiro foi escolhido exatamente pelo simbolismo de ser o primeiro do ano, quando as pessoas estão cheias de esperança e planejando suas metas de vida para o ano que se inicia. Em 2021, a campanha traz o tema “Todo cuidado conta”.

DADOS IMPORTANTES – Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde em 2020 constatou problemas de ansiedade em 86,5% dos participantes; 45,5% apresentaram transtorno de estresse pós-traumático e 16% dos entrevistados apresentaram sintomas de depressão grave. Isso mostra os efeitos colaterais que a Saúde Mental das pessoas sente com os decorrentes problemas enfrentados desde o início da pandemia.

Da redação/ Com Assessoria da PMDE

Comentários