Pessoas que sofrem com zumbido crônico podem se tratar gratuitamente com eletroacupuntura no HULW em João Pessoa

Publicado em terça-feira, janeiro 5, 2021 · Comentar 


Um tratamento do zumbido crônico com eletroacupuntura está sendo desenvolvido dentro de um projeto de mestrado em parceria com Hospital Universitário Lauro Wanderley e o Grupo de Estudo e Pesquisa em Audição, Equilíbrio e Zumbido  da Universidade Federal da Paraíba (Gepaez/UFPB). O tratamento é gratuito e está sendo feito no Ambulatório de Acupuntura do HULW, onde são realizadas dez sessões, sendo duas por semana, sempre nas terças e quintas-feiras, nos turnos da manhã ou tarde.

O público-alvo são pessoas com 18 anos de idade ou mais que sofrem com a doença a mais de seis meses. Não podem participar: gestantes; pacientes que têm alguma prótese interna; cardiopatas severos; e pessoas que já fizeram eletroacupuntura antes.

Os interessados em participar do projeto ou obter mais informações devem entrar em contato com a médica Mayra Feitas por meio de WhatsApp (83 98808-2430) ou e-mail (mayrafreitas@hotmail.com).

De acordo com a médica responsável pelo projeto, Mayra Freitas, quem tem a doença sofre muito e, muitas vezes, ignora que existe tratamento. O Zumbido é chamado cientificamente de Acufen, e é um problema que afeta cerca de 15% da população mundial. “Vários estudos têm sido publicados atribuindo à eletroacupuntura efeitos analgésicos, anti-inflamatórios, neurorregulatórios e homeostáticos”, ressalta a especialista.

“Um sintoma definido como uma percepção sonora sem uma fonte geradora de som, que pode se manifestar nos ouvidos ou na cabeça. Apresenta uma grande variedade de fatores associados à sua manifestação, e se diz crônico quando persiste por mais de seis meses. Pode ocorrer em qualquer idade, sendo mais prevalente depois dos 60 anos”, destaca.

O projeto é executado pela médica Mayra Ferreira de Freitas Montenegro, sob supervisão e orientação da professora doutora Marine Raquel Diniz da Rosa, fonoaudióloga responsável pelo Gepaez/UFPB.

Geralmente, acrescenta a especialista, “o zumbido é uma percepção auditiva ‘fantasma’, que é percebida apenas pelo paciente — e isso dificulta a investigação do problema”, diz. Para muitas pessoas, o zumbido pode parecer chiado, apito, cigarra, cachoeira, panela de pressão ou, até mesmo, ainda que seja raro, o barulho do coração batendo no ouvido e alguns cliques ou estalos.

“Pessoas que apresentam esses sintomas podem se inscrever para ter acesso à terapia com eletroacupuntura. Para isso, é necessário ter a partir de 18 anos de idade e apresentar zumbido crônico, ou seja, que existe há mais de seis meses”, orienta Mayra Freitas.

Da redação/ Com Click PB

Comentários