Começa temporada de reprodução de tubarões em Noronha

Publicado em domingo, dezembro 6, 2020 · Comentar 


A temporada de reprodução de tubarões começou em Fernando de Noronha. Com a proximidade do fim do ano, é possível ver os animais bem perto da areia da praia. O taxista Giliard Souza fez um registro de três bichos na Cacimba do Padre (veja vídeo acima).

Segundo os especialistas, nos últimos anos dez anos, a quantidade de tubarões tem crescido. Em 2020, a situação não é diferente. O engenheiro pesca Léo Veras, pesquisador de tubarões, afirmou que esses animais são da espécie limão.
“Não é impressão. A quantidade de tubarões é maior, especificamente da espécie limão. É a espécie mais vista em Noronha”, afirmou Veras.
O pesquisador explicou que, geralmente, os animais são fêmeas e que estão prenhas. Os tubarões se aproximam da costa e procuram áreas mais abrigadas para postura dos filhotes.
Léo Veras disse, ainda, que os tubarões se alimentam nas proximidades da areia. “É um período em que as sardinhas se aproximam da costa e os tubarões limão aproveitam a situação para se alimentar. Existe uma suspeita que são os tubarões que empurram as sardinhas para a praia”, indicou.
Os tubarões chegam perto da areia, em busca de sardinhas — Foto: Marcelo Freire/Acervo pessoal

Riscos

O estudioso não acredita em risco de ataques de tubarões de espécie limão às pessoas em Fernando de Noronha, mas alerta para os riscos.

“A espécie é amistosa, mas existe o risco de acidentes devido as trombadas. Os animais se alimentam perto da espuma, na hora da alimentação, se houver uma pessoa, o banhista pode ser atropelado. O tubarão vem de boca aberta, isso pode provocar um ferimento”, falou.

Veras indicou condutas para evitar os atropelamentos. “É preciso evitar mergulhar quando os tubarões se alimentam. Isso ocorre no começo da manhã e no final da tarde. Outra estratégia é evitar atividades nos locais em que as aves mergulham. Não entre ali. Certamente, tem tubarão se alimentando de sardinha”, alertou.

Da redação/ Com Click PB

Comentários