UPA Oceania volta atender exclusivamente pacientes covid-19 e mais de 30 unidades de saúde deverão oferecer testes em João Pessoa​

Publicado em segunda-feira, novembro 23, 2020 · Comentar 


A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oceania, que fica no bairro de Manaíra, em João Pessoa, volta a atender exclusivamente pacientes covid-19 a partir desta terça-feira (24). Além disso, outras 30 unidades de saúde irão ofertar testes de biologia molecular que detecta a presença do novo coronavírus. A decisão foi acertada após reunião com os secretários de Saúde da Capital e da Paraíba.

“Nós acabamos de ter uma reunião com o secretário de Saúde do município, e o mesmo disponibilizará a partir de amanhã, a UPA Oceania exclusiva para covid-19 e 30 unidades básicas de saúde com coletando material porque o teste que realmente tem rendimento maior não são os testes rápidos”, revelou em entrevista ao ClickPB, o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros.

Ainda de acordo com o secretário, os testes rápidos têm um baixo atendimento e, muitas vezes, não esclarece os resultados. “Então temos que coletar material daquelas pessoas que manifestam sintomas entre o terceiro e o sétimo dia do início dos sintomas. É isso o critério de realização do teste do swab nasal, que é o teste de biologia molecular, que é o RT-PCR”, comentou.

No início da pandemia do novo coronavírus, a UPA Oceania atendia exclusivamente pacientes com covid-19 assim como outra unidade de saúde, mas com a redução dos casos, a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa tirou a exclusivamente do atendimento de pessoas com coronavírus.

Da redação/ Com Click PB

Comentários