Embrapa desenvolve sistema de antecipação do plantio do milho safrinha ainda com a soja em campo

Publicado em sexta-feira, novembro 20, 2020 · Comentar 


Pesquisa de 13 anos resultou em procedimento que permite plantio o do milho até 20 dias mais cedo para evitar trabalhos fora da melhor janela e reduzir risco de intempéries no final do ciclo
Loading video
Emerson Borghi – Pesquisador Embrapa Milho e Sorgo

Após 13 anos de pesquisas a Embrapa desenvolveu o Sistema Antecipe para permitir o plantio do milho safrinha até 20 dias antes da colheita da soja. A técnica permite e a semeadura do milho entre as linhas da soja, com a oleaginosa ainda no campo.

O pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, Emerson Borghi, explica que esse plantio acontece com uma máquina específica que possui tecnologia desenvolvida e patenteada pela Embrapa e precisa ser realizado no prazo certo e com determinadas cultivares.

A partir daí, o milho e a soja seguem se desenvolvendo normalmente até a colheita da safra verão. A colheita da soja acontece normalmente, como costumeiramente é feita, colhendo os grãos e cortando as plantas do milho. Como até esse momento o desenvolvimento do milho se concentra abaixo do solo, a planta se recupera e segue seu desenvolvimento normal.

Borghi destaca que a Embrapa não está sugerindo uma troca completa do modelo de plantio da safrinha, mas que esta pode ser uma boa solução para aqueles produtores que tiverem áreas semeadas fora da janela ideal para a segunda safra, reduzindo os riscos climáticos do final do ciclo.

Durante os testes em campo realizados pela Embrapa, a produtividade do milho safrinha subiu 46% na região de Batatais em São Paulo em comparação aos índices registrados nas lavouras plantadas fora da janela ideal de cultivo.

Confira a íntegra da entrevista com o pesquisador da Embrapa no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas
Comentários