Covid: quase 1 milhão de pessoas foram vacinadas na China

Publicado em quinta-feira, novembro 19, 2020 · Comentar 


Quase um milhão de pessoas foram vacinadas com uma das vacinas chinesas candidatas contra o coronavírus e, até agora, não tiveram “efeitos adversos significativos”,  disse Liu Jingzhen, presidente da farmacêutica estatal Sinopharm.

Liu disse em uma entrevista que ecoou nas redes sociais da empresa que “a vacina foi testada em quase um milhão de pessoas” e que “apenas um pequeno grupo (deles) teve efeitos adversos leves”.

Ele acrescentou que “diplomatas e estudantes que viajaram para mais de 150 países não apresentaram teste positivo para covid-19 após serem vacinados”.

Em 22 de julho, a China autorizou o uso de vacinas candidatas contra o coronavírus para certos casos excepcionais, como “proteção de pessoal de saúde, funcionários de programas de prevenção, inspetores portuários e funcionários do serviço público”.

Última fase de testes

Embora Liu não especifique na entrevista se a vacina testada é da Sinopharm, ele indicou que o grupo está prestes a concluir a terceira fase de testes clínicos que está realizando em dez países com a participação de cerca de 60 mil pessoas.

“Terminamos a coleta de sangue de 40 mil pessoas 14 dias após receber as duas injeções necessárias para a vacinação. O resultado é muito bom”, diz.

Até agora, as autoridades chinesas não revelaram quando poderão comercializar suas vacinas em grande escala, mas o diretor do Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Comissão Nacional de Saúde, Zheng Zhongwei, indicou no final de outubro que o país asiático planeja fabricar 610 milhões de doses antes do final deste ano e 1 bilhão em 2021.

Da redação/ Com R7

Comentários