Soja: produtor do Brasil pode ter margem de lucro acima de 50% em 2021, diz analista

Publicado em quarta-feira, outubro 28, 2020 · Comentar 


 

Com a safra de soja 2020/2021 iniciando agora, com o plantio, muitos produtores estão interessados e se perguntando onde devem chegar os preços do grão em 2021, quando irão colher. Para o analista de mercado da T&F consultoria Luiz Pacheco, eles não devem se preocupar com isso, já que a margem de lucro deve ficar acima dos 50% no ano.

O analista explica que 2021 deve ser tão positivo para a soja quanto foi 2020. Isso porque já há expectativas claras de comercialização de boa parte do que for produzido pelo país.

Em 2021 o Brasil verá o crescimento de duas grandes demandas: a primeira é que a China deve comprar mais soja do Brasil, pois eles tem preferência por nosso grão. O segundo ponto é o programa de biodiesel que estamos implantando e isso vai demandar mais soja no mercado interno”, afirma.

Para ele o produtor não deve se preocupar com o preço da soja no próximo ano. Ainda mais com o ritmo de comercialização antecipada atual.

“O Brasil não tem mais soja esse ano e não precisa se preocupar com a lucratividade. Esse ano já acabou para a soja brasileira e, para o ano que vem, o país já vendeu mais de 50% a preços excelentes. Alguns estudos de nossa consultoria mostram que o lucro do que já negociamos está acima dos 58%”, afirma Pacheco.

E, ainda segundo ele, esse lucro elevado deve seguir em 2021, com a demanda chinesa e o consumo interno.

“Ou seja o produtor está garantido e deve plantar toda a soja que conseguir. Ele terá um lucro de pelo menos 50% em 2021, com certeza”, diz.

Em 2019/2020 a média da taxa de lucro dos produtores, segundo Pacheco, foi de 56,27%, pouco acima da perspectiva para 2021.

“Em 2020 os agricultores brasileiros tiveram um ano de lucratividade excepcional e deverão manter esta lucratividade em 2021. Mas, não podem esperar muito, porque o dólar tende a cair”, finaliza.

Da redação/ Com Canal Rural

Comentários