Homicídios disparam e Paraíba ocupa segundo lugar no Anuário da Violência

Publicado em domingo, outubro 25, 2020 · Comentar 


Em divulgação recente pelo Anuário Brasileiro da Segurança Pública, a Paraíba ocupa o segundo lugar no ranking de maior crescimento percentual no número de mortes violentas intencionais, os homicídios, no primeiro semestre de 2020. O aumento é 19,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

Ao menos 546 pessoas foram assassinadas nos seis primeiros meses de 2020, o que representam 88 mortes a mais que o primeiro semestre de 2019.

A Paraíba está atrás apenas do Estado do Ceará, mas ficou acima da média nacional, com 7,1%.

À Rádio Campina FM, o deputado estadual e líder da Oposição na Assembleia Legislativa, Cabo Gilberto (PSL), disse que o número é preocupante e que estes são resultados da falta de investimento em efetivo, em armamento e na inteligência policial.

– O Governo do Estado não investe em inteligência policial, não está nem aí para a Segurança Pública, fechou delegacias. Em João Pessoa só tem uma aberta. Então não se faz Segurança Pública dessa forma, é uma política desastrosa, não há investimento e ele maltrata os homens da polícia. Assim fica o Estado da Paraíba aberto à criminalidade e os marginais chegam aqui e fazem o que querem, porque não tem policiais – criticou.

Gilberto ainda falou sobre a falta de efetivo em cidades menores, que, segundo ele, só têm dois ou três policiais para tomar conta de várias cidades ao redor, além de haver apenas uma viatura e o armamento ser inferior aos que são usados pelos criminosos, a exemplo do fuzil.

Da redação/ Com Paraíba Online

Comentários