Eliminatórias sul-americanas começam em outubro; Tite faz convocação nesta sexta-feira

Publicado em sexta-feira, setembro 18, 2020 · Comentar 


A Fifa e a Conmebol confirmaram, nesta quinta-feira, que as Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022 vão começar mesmo em outubro. A decisão também mantém o formato de disputa do torneio, com todas as dez seleções do continente se enfrentando em duelos de ida e volta.

 Confira a tabela das eliminatórias sul-americanas para Copa de 2022

Após 18 rodadas, os quatro primeiros se classificam ao Mundial do Catar e o quinto disputa uma vaga na repescagem, contra rival ainda a ser definido.

O Brasil estreia contra a Bolívia, em 9 de outubro na Neo Química Arena. Na sequência, no dia 13, a Seleção encara o Peru, fora de casa. A CBF divulga a primeira convocação às 12h30 desta sexta-feira, e Tite concede entrevista às 15h.

Tite faz convocação nesta sexta-feira — Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Tite faz convocação nesta sexta-feira — Foto: Lucas Figueiredo/CBF

+ Eliminatórias: CBF agenda vistoria no estádio do Corinthians, e Tite divulga lista online na sexta

O treinador vai repetir a sueca Pia Sundhage, da Seleção feminina, e divulgar seus 23 ou 24 nomes (caso escolha um a mais pela suspensão de Gabriel Jesus na primeira partida) para enfrentar Bolívia (9 de outubro, em São Paulo) e Peru (13, na cidade de Lima) em sessão virtual transmitida pela CBF para o público e a jornalistas. Tite não concede entrevista desde março, quando convocou para os jogos das Eliminatórias que terminaram adiados.

Até esta quinta-feira o início das Eliminatórias em outubro estava sob risco, por causa da dificuldade de garantir a presença dos jogadores sul-americanos que atuam na Europa. Esse obstáculo foi contornado.

Na reunião realizada nesta quinta-feira, a Fifa informou à Conmebol que os países europeus já toparam não exigir quarentena dos jogadores que voltarem de viagens à América do Sul – algo que era uma solicitação reforçada dos dirigentes das federações. O único entrave hoje está na China.

– A Fifa terá o protocolo sanitário pronto para as eliminatórias na próxima semana. Não há surpresa nele, está alinhado com o que já foi trabalhado – disse Gianni Infantino, presidente da Fifa.

– É uma notícia muito grata. Pro Brasil significa muito poder jogar o quanto antes, porque fazemos uma programação muito rígida, muito severa desde março, quando começariam as eliminatórias. Existe uma programação que deveria ser seguida e cada perda de data significa bastante pra seleção brasileira, então a confirmação da data pra nós significa o refazimento daquilo que estava pronto. Muito importante a notícia – comemorou Rogério Caboclo, presidente da CBF.

Tite e Juninho Paulista no retorno às atividades na sede da CBF; Técnico divulga lista de convocados para eliminatórias nesta sexta — Foto: Reprodução
Tite e Juninho Paulista no retorno às atividades na sede da CBF; Técnico divulga lista de convocados para eliminatórias nesta sexta — Foto: Reprodução

Da redação/ Com Globoesporte.com 

Comentários