Nota: concurso da Prefeitura de Pitimbu

Publicado em sexta-feira, setembro 11, 2020 · Comentar 


Em relação à matéria do dia 9 de setembro, intitulada “Candidatos do concurso de Pitimbu reclamam de incerteza sobre data das provas e esperam resposta da banca e da prefeitura”, o Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (Idib) esclarece:

  1. O número de inscritos homologados está disponível no site do Idib, em área destinada exclusivamente aos candidatos. Cada participante recebeu uma senha para acesso no ato da inscrição no concurso.

  1. Diferentemente do que foi afirmado na matéria, as informações sobre a concorrência (a relação candidato-vaga), não costumam ser divulgadas porque o Idib entende que elas inibem candidatos estimulando a abstenção e aumentam a pressão psicológica sobre os participantes que comparecem para realizar as provas. É uma praxe do Instituto em todos os concursos.

  1. O Idib respeita e cumpre a decisão judicial, não houve prosseguimento do edital, conforme afirma a matéria. Internamente, no entanto, a banca tem se preparado para uma possível realização do concurso, já que a decisão judicial é em caráter liminar, não tendo sido julgado o mérito da questão. Como sabemos, a Prefeitura de Pitimbu-PB recorreu da decisão com um agravo de instrumento.

 

  1. O item 9.3 do edital, esclarece que “os locais e os horários de realização das provas objetivas serão divulgados no endereço eletrônico www.idib.org.br em até 07 (sete) dias anteriores a data das provas.” Considerando que a prova objetiva, antes da decisão judicial, estava marcada para o dia 27 de setembro, ainda faltariam 10 dias para a divulgação, caso a suspensão seja derrubada na Justiça.

 

  1. Em relação à informação do chat do site do Idib, a banca admite que houve um equívoco – o atendimento deveria ter orientado a candidata a acessar a área restrita -, e lamenta o ocorrido.

No mais, o Idib vem recebendo dezenas de mensagens de candidatos preocupados com a suspensão do concurso, já que precisam de emprego e sonham com a oportunidade de melhorar de vida entrando para o serviço público. Muitos estão sem emprego, alguns fazem trabalhos informais, com baixíssima remuneração e sem garantias.

O Idib ressalta que está à disposição da imprensa, dos candidatos e de toda a sociedade de Pitimbu.

Da redação/ Com Assessoria do IDIB

Comentários