Nissan March deixará de ser produzido no Brasil em setembro e vai sair de linha

Publicado em sexta-feira, agosto 28, 2020 · Comentar 


Nissan confirmou nesta quinta-feira (27) que o March está saindo de linha no Brasil. A produção na fábrica de Resende (RJ) será encerrada em setembro. O modelo não será substituido por uma nova geração, como aconteceu na Europa há 4 anos.

A empresa já havia reduzido a oferta de versões para o modelo. Em fevereiro, tirou de linha as configurações com motor 1.0, deixando apenas 3 opções, todas com motorização 1.6.

Entre janeiro e julho, o March registrou o pior desempenho desde o lançamento, no final de 2011. Foram apenas 2,2 mil unidades vendidas, uma fração do melhor ano do modelo, 2012, quando emplacou mais de 25 mil exemplares entre janeiro e julho daquele ano.

A unidade agora passará a produzir apenas dois modelos: o SUV Kicks e o sedã V-Drive, a antiga geração do Versa. O novo modelo chegará ainda esse ano, mas virá importada do México.

Em nota, a Nissan disse que “para a adequação de sua capacidade de produção à realidade do mercado, decidiu encerrar a fabricação do March”.

Queda nas vendas

Entre janeiro em julho, a Nissan emplacou 32,9 mil veículos, 37,9% menos do que no mesmo período do ano passado, quando a fabricante vendeu quase 53 mil exemplares. A queda da marca é maior até do que a do mercado como um todo, que perdeu 30% do volume entre janeiro e julho.

A queda nas vendas também foi a razão citada pela empresa para demitir cerca de 400 funcionários da fábrica fluminense em junho passado.

Nova estratégia

Durante a pandemia, a Nissan também anunciou uma mudança em sua estratégia global, com redução no número de modelos e fechamento de algumas fábricas.

Até o momento, as únicas informações confirmadas para o Brasil são de que a Nissan e a Renault, com quem tem uma aliança, irão compartilhar a mesma plataforma para modelos compactos das duas marcas.

Hoje, as duas marcas possuem 4 plataformas diferentes para veículos pequenos. A do March era uma delas.

Infográfico apresentado pela aliança Renault-Nissan-Mitsubishi mostra planos para o Brasil — Foto: Reprodução/Renault-Nissan-Mitsubishi
Infográfico apresentado pela aliança Renault-Nissan-Mitsubishi mostra planos para o Brasil — Foto: Reprodução/Renault-Nissan-Mitsubishi

Veja a íntegra da nota enviada pela Nissan:

Como parte natural do ciclo de vida do produto e para a adequação de sua capacidade de produção à realidade do mercado, a Nissan decidiu encerrar a fabricação do Nissan March em seu Complexo Industrial de Resende. A Nissan assegura que mantém inalterado todos os serviços de manutenção e reposição de peças para os proprietários das diferentes versões do modelo, que teve uma longa trajetória de sucesso no país.

Da redação/ Com G1

Comentários