Trump, já nomeado, começa convenção de seu partido com ataque aos rivais e à votação por correio

Publicado em segunda-feira, agosto 24, 2020 · Comentar 


Os delegados do Partido Republicano nomearam formalmente o presidente Donald Trump como candidato para um segundo mandato de quatro anos durante os procedimentos da convenção na manhã de segunda-feira (24) em Charlotte, nos Estados Unidos.

Trump, que não era esperado em Charlotte, apareceu de surpresa e fez um discurso com críticas aos seus rivais do Partido Democrata.

Pouso em Marte

Ele começou o ataque aos democratas por não terem citado Deus durante a convenção deles, na semana passada.

Por causa da Covid-19 e o risco de contaminação nos locais de votação, os democratas têm insistido na votação remota, por correio, à qual Trump se opõe.

Trump afirma que os democratas “estão usando a Covid-19 para roubar as eleições”.

Alguns estados vão enviar cédulas às casas das pessoas. Ele chamou isso de “colheita eleitoral”. “Essa é a maior trapaça na história da política, não falo só do nosso país.”

Ele também afirmou que o é preciso prestar atenção às nomeações para a Suprema Corte. “Eu nomeei dois ministros, mas o próximo pode ter até cinco, isso é muito importante quando se fala de vida, segunda emenda, militares. Precisamos vencer essa eleição.”

Trump também criticou os democratas pelo seu plano de energia, que acabaria com o “fracking”, uma forma de extrair óleo da terra. Os seus rivais não vão ganhar em estados como o Texas, disse ele, sem planos para o petróleo, para armas e sem falar sobre Deus.

Ele disse ter defendido a segunda emenda da Constituição, que garante aos americanos acesso a armas. Trump afirmou que os democratas “querem retirar as suas armas”.

“Em um segundo mandato, vamos continuar a reforçar o exército, que havia sido sucateado, vamos criar 10 milhões de empregos, eles querem aumentar os impostos, eles vão quadruplicar os impostos”, continuou.

Ele também falou sobre política comercial: “Vamos dar créditos para empresas que trouxerem empregos da China e impor taxas aos países que tiram vantagem dos EUA. Há países que nos impõem alíquotas e não retaliamos”.

O presidente ameaçou as cidades santuários, onde imigrantes não são presos para serem deportados.

Trump prometeu até mesmo um pouso em Marte.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante pronunciamento na Casa Branca, no domingo (23) — Foto: Reuters/Erin Scott
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante pronunciamento na Casa Branca, no domingo (23) — Foto: Reuters/Erin Scott

Pence também compareceu

O vice-presidente Mike Pence também foi renomeado. Pence apareceu em Charlotte de forma não programada. Ele prometeu trabalhar muito pela reeleição. O seu discurso oficial está marcado para a noite de quarta-feira.

Trump não enfrenta uma grande oposição interna no Partido Republicano. A convenção será marcada por apelos de natureza econômica, de segurança e política externa aos eleitores.

Membros do Congresso que foram leais ao presidente e familiares de Trump farão discursos ao longo da semana.

Espera-se que Trump faça uma aparição de alguma forma em cada uma das quatro noites.

Entre os oradores, também estão Nikki Haley (ela foi embaixadora dos EUA na ONU), o senador Tim Scott.

Mark e Patricia McCloskey apontam armas para manifestantes durante protesto em St.Louis, Missouri, nos Estados Unidos — Foto:  Laurie Skrivan /AP
Mark e Patricia McCloskey apontam armas para manifestantes durante protesto em St.Louis, Missouri, nos Estados Unidos — Foto: Laurie Skrivan /AP

Alguns convidados não são políticos. O casal Mark e Patricia McCloskey, de Saint Louis, ficou famoso por apontar armas contra manifestantes do movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam). Eles vão falar.

Além deles, os republicanos também chamaram Nick Sandmann, um adolescente que foi envolvido em um incidente na capital dos EUA, Washington DC.

Nick Sandmann (à esquerda) e Nathan Phillips (à direita) disseram que estavam tentando apaziguar os ânimos — Foto: Kaya Taitano/Social Media/via Reuters
Nick Sandmann (à esquerda) e Nathan Phillips (à direita) disseram que estavam tentando apaziguar os ânimos — Foto: Kaya Taitano/Social Media/via Reuters

Da redação/ Com G1

Comentários