JBS é acusada de comprar gado de área desmatada na Amazônia

Publicado em terça-feira, julho 28, 2020 · Comentar 


O grupo JBS teria lucrado com gado vindo de áreas desmatadas da Amazônia a partir da prática conhecida como “triangulação de gado”, segundo investigação publicada nesta segunda-feira (27) por um consórcio de imprensa, formado pelo The Guardian, a ONG brasileira Repórter Brasil, o Disclose e o The Bureau of Investigative Journalism.

A acusação se baseia em fotos divulgadas no Facebook por um motorista de um caminhão da JBS, tiradas em julho de 2019. As imagens mostram um comboio de transporte de gado de uma fazenda para outra, conduzido por motoristas que usavam camisetas com a logomarca da JBS.

O local de onde o gado saiu, Estrela do Aripuana, no estado do Mato Grosso, é objeto de um embargo do Ministério do Meio Ambiente desde 2012 pelo desmatamento ilegal de quase 1.500 hectares.

Isso, teoricamente, impediria a criação de gado nessas terras. O proprietário foi multado em R$ 2,2 milhões na época.

Porém, os animais foram transportados para outra fazenda, a Estrela do Sangue, a 300 km de distância, que não possui multas ambientais e, portanto, autorizada a criar e vender o gado, em prática convencionada como “triangulação de gado”.

Outra foto do mesmo post mostra um caminhão da JBS em frente a uma placa onde pode-se ler “Fazenda Estrela do Aripuana, 15 km”.

As informações também foram confirmadas por imagens de satélite.

Entre junho de 2018 e agosto de 2019, segundo o consórcio, dados oficiais registraram que ao menos 7.000 animais foram transportados à fazenda autorizada para a criação.

Outros documentos revelam que essa fazenda enviou aproximadamente 7.000 animais para os matadouros da JBS entre novembro de 2018 e novembro de 2019.

Da redação/ Com G1

Comentários